O Marido É Responsável Pelo Empréstimo Pessoal De Sua Esposa?

Autor: | Ultima Atualização:

As finanças de sua esposa podem deixar você pensando: "Até que a dívida nos separe".

Enquanto muitos casais concordam em compartilhar tudo, isso é não necessariamente verdade quando se trata de dívida. Uma variedade de fatores ajuda a determinar se um marido é responsável pelo empréstimo pessoal de sua esposa. De acordo com a FindLaw, os fatores decisivos do ponto de vista legal dependem do motivo da dívida e do estado de residência

Propriedade da Comunidade

Califórnia, Arizona, Nevada, Novo México, Washington, Idaho, Louisiana, Texas e Wisconsin são estados de propriedade da comunidade, de acordo com o IRS. Os residentes do Alasca podem escolher se são considerados como comunidade ou lei comum. Estado de propriedade da comunidade o marido é responsável pela dívida se a esposa o adquiriu durante o casamento, independentemente de quem assinou o empréstimo. No entanto, se a esposa adquiriu o empréstimo antes do casamento, permanece exclusivamente sua responsabilidade.

Common Law

Outros estados, incluindo o Distrito de Columbia, são estados de direito comum. Normalmente, nesses estados, a parte responsável é a pessoa que assinou a dívida. O marido é apenas responsável por dívidas que ele assinou. Uma exceção a essa regra, dependendo de onde o casal mora, pode ser uma dívida assinada pela esposa, mas usada para o bem da família. No entanto, em estados como o Illinois, empréstimos em dinheiro direto, como um empréstimo pessoal, não se qualificam para a exceção, mesmo que a esposa tenha usado o produto do empréstimo para despesas familiares.

Morte ou divórcio

Normalmente, se a esposa morre sem ativos, o credor não pode cobrar a dívida de seus sobreviventes, incluindo seu marido. Se a esposa usou um ativo para garantir o empréstimo pessoal, o credor pode colocar um penhor sobre o ativo impedindo sua venda até que alguém pague a dívida. Dependendo das especificidades do empréstimo pessoal, o marido deve procurar a ajuda de um advogado após a morte de sua esposa. Em casos de divórcio ou separação legal em estados de propriedade da comunidade, se a esposa assinou o empréstimo durante o casamento, o marido pode ser responsável por ele, a menos que o juiz ordene de forma diferente. Se a dívida existia antes do casamento ou quando legalmente separada, o marido não tem nenhuma responsabilidade pela dívida, de acordo com Nolo.

Considerações

Se um colecionador entrar em contato solicitando pagamento para empréstimo pessoal de sua esposa, a Fair Debt Collection Practices Act concede você protege contra esforços agressivos de coleta. A Federal Trade Commission recomenda falar com o colecionador pelo menos uma vez e tentar resolver a situação. Se a conversa não ajudar, envie ao coletor uma cópia de qualquer prova - como uma sentença de divórcio - que você mostre que não é responsável pela dívida junto com uma declaração por escrito solicitando que o coletor não entre em contato novamente. Embora isso evite a maioria dos contatos futuros, ele não protege você de uma ação judicial. Se o coletor processa você pela dívida, entre em contato com um advogado para aconselhamento jurídico.