Como Limpar Um Aquário Quando O Bebê Está Frito

Autor: | Ultima Atualização:

Limpar um aquário com filhotes de peixe pode ser um desafio.

Limpar um aquário pode ser difícil se o filhote de peixe for presente, mas isso é fundamental para manter seus peixes livres de doenças. Mudanças semanais de água são uma obrigação se os bebês estão presentes ou não. Também é importante usar um sifão de cascalho para aspirar detritos e resíduos do fundo - fritar ou não fritar

Riscos de Limpeza

Os filhotes, chamados de fritos, são extremamente vulneráveis. Eles instintivamente buscam proteção sob e ao redor de grandes rochas e decorações de tanques, que são tipicamente baseadas no fundo onde está o seu cascalho. Não é complicado, mas é complicado: você enfrenta dois problemas ao limpar um tanque que abriga novos alevinos. Um é o risco de os filhotes serem sugados para o seu vácuo de cascalho. O segundo problema é o risco de bebês serem engolidos por adultos quando você perturba os esconderijos das frituras. Se você erroneamente vomitar alguns filhotes, eles provavelmente passarão pelo sifão e pelos seus baldes sem ferimentos. Apenas certifique-se de verificar cuidadosamente os baldes quanto a fritura viva antes de descartar as águas residuais. Expor os filhotes a peixes maiores é um problema mais sério.

Leve devagar

Para proteger os filhotes, você terá que limpar seu tanque em etapas. Localize os filhotes e mova as pedras e enfeites que os filhotes não estão usando por segurança para o lado do tanque onde eles não estão escondidos. Isso vai atrair os peixes maiores. Se os filhotes estiverem por todo o fundo do tanque, use uma rede para agrupá-los em um dos lados do tanque. Sifão a área limpa primeiro, tomando cuidado para verificar se o balde para fritar pode ter sugado a mangueira. Quando essa seção estiver limpa, substitua algumas pedras e encoraje os peixes maiores a se moverem para essa parte do tanque. Enquanto isso, para manter os filhotes protegidos enquanto você limpa sua parte do tanque, você terá que criar um pequeno aglomerado de rochas ou plantas para eles se esconderem nas proximidades. Ou use uma panela de barro limpa como abrigo. Quando você remove a capa protetora, os filhotes devem entrar no abrigo que você forneceu, permitindo que você aspire as áreas onde estavam.

Não economize na limpeza

Você pode ficar tentado a deixar o tanque sozinho quando os alevinos estão presentes, ou para limitar a sua manutenção apenas às mudanças de água, para evitar perder os filhotes. É importante que você continue a usar um sifão de cascalho e limpe o tanque regularmente, ou a saúde de todos os peixes ficará comprometida. Com alevinos no tanque, você precisará de paciência e dedicação para manter seu tanque limpo.

Mova-os para fora

Alguns peixes se reproduzem como coelhos. Se você não for cuidadoso, poderá se ver invadido. Guppies, mollies e certas espécies de ciclídeos africanos são reprodutores prolíficos. Um guppy feminino, por exemplo, pode se reproduzir uma vez por mês. Antes que você perceba, você pode se encontrar com centenas de filhotes. Se você deixar seus filhotes no tanque principal, muitos deles podem se tornar fast food para peixes maiores. Se você quer salvar seu filhote, sua melhor opção é removê-lo para um tanque de fritura - um aquário especial, geralmente um aquário de 5 ou 10 litros, onde eles podem crescer ilesos. Um tanque de fritura não precisa ser muito decorado. Alternativamente, use um tanque flutuante que flutue dentro do seu tanque principal. Com cuidado, junte os filhotes e mova-os para o tanque do criador.