Como Calcular Os Investimentos Compostos Semestralmente

Autor: | Ultima Atualização:

Diferentes instituições financeiras e investimentos compõem juros a taxas diferentes

Muitos investimentos dão a taxa de juros anual, mas podem ser enganosos devido à composição de juros. Por exemplo, se você tiver um certificado de depósito que paga juros semestralmente, isso significa que o dinheiro colocado em sua conta após seis meses começará a gerar juros adicionais. Como é um investimento, é melhor para você que, se for composto apenas uma vez por ano, porque quanto mais vezes ele for composto, maior será sua taxa de retorno efetiva.

Divida a taxa de juros por 2 para calcular a taxa de juros semestral. Por exemplo, se você tiver uma conta de poupança que paga 3% ao ano, divida 3 por 2 para obter uma taxa de juros semestral de 1,5%.

Divida a taxa de juros semestral em 100 para convertê-la em decimal . Neste exemplo, divida 1,5 por 100 para obter 0,015.

Adicione 1 à taxa de juros semestral expressa como um decimal. Continuando o exemplo, adicione 1 a 0,015 para obter 1,015.

Aumente o resultado para o poder do número de períodos de seis meses em que você deixará os juros acumularem. Por exemplo, se você for deixar o dinheiro por 30 meses, aumente 1.015 para a quinta potência para obter 1.0773.

Multiplique o resultado pelo seu investimento inicial para calcular o valor do seu investimento após o período de tempo especificado. Neste exemplo, se você investiu originalmente US $ 4.000, multiplique US $ 4.000 por 1,0073 para descobrir que seu investimento aumentou para US $ 4.310,28.

Subtraia seu investimento inicial do valor final para encontrar os juros ganhos no investimento. Terminando o exemplo, subtraia $ 4.000 de $ 4.310.28 para descobrir que você ganhou $ 310.28 em juros

Itens que você precisará

  • Calculadora científica