Como Saber Quando Sua Fêmea Betta Põe Ovos

Autor: | Ultima Atualização:

Bettas são peixes de aquário populares.

Os Bettas são conhecidos por suas agressões, por isso é difícil criá-los. Se você quer criá-los, você terá que aprender como reconhecer um betta feminino receptivo. Felizmente, não é tão difícil, e com um pouco de lição de casa, você pode dizer quando seu betta feminino está pronto para desovar.

Condicione seus bettas. Antes da desova, você deve cuidar melhor do que o habitual de seus peixes, dando-lhes TLC extra. Isso inclui coisas como alimentá-los com alimentos vivos, congelados e liofilizados, como minhocas picadas, vermes e camarões. Além disso, mantenha suas taças especialmente limpas durante o condicionamento. Isto irá prepará-los para desovar.

Introduza os seus peixes condicionados uns aos outros. Uma boa maneira de fazer isso é colocar um copo ou jarra de furacão no tanque e colocar a fêmea lá. Isso permite que você veja se a fêmea é receptiva sem expô-la diretamente ao macho até ter certeza de que ela está pronta.

Observe a fêmea. Se ela estiver pronta para desovar, você verá vários sinais. O mais óbvio é que a cor da fêmea vai mudar um pouco, desenvolvendo um padrão listrado. Você também será capaz de ver o ovipostor da fêmea (um órgão que põe ovos) entre suas barbatanas ventrais. Vai parecer uma partícula de sal pretzel. Além disso, a fêmea irá ou flare de volta para o macho (estenda todas as suas barbatanas para parecer maior) ou prenda suas barbatanas.

Solte a fêmea se você ver esses sinais. Neste ponto, ela provavelmente está pronta para desovar. Você ainda deve observar atentamente, já que os bettas podem ser imprevisíveis

Itens que você precisará

  • Alimentos betta congelados, secos ou vivos
  • Vidro furacão

Dica

  • Cuidado com os peixes, como alguns machos tentarão afastar a fêmea após a desova e podem machucá-la

Advertências

  • Bettas são seres vivos. Nem todos eles leram este artigo e podem não agir da maneira que deveriam.
  • Algumas pessoas são alérgicas a alimentos vivos e congelados, particularmente vermes sanguíneos. Preste atenção aos sinais de uma reação alérgica ao manipulá-los. Consulte um médico, se necessário.