Como Parar Microbolhas Em Um Aquário

Autor: | Ultima Atualização:

Os aquários marinhos geralmente possuem filtros sump.

As microbolhas são minúsculas, pequenas bolhas, do tamanho de uma cabeça de alfinete e menores - microscópicas. Muitos tipos de equipamento de aquário podem gerar microbolhas, mas, paradoxalmente, podem interferir com muitos outros tipos de equipamento de aquário. Você pode prevenir ou mitigar microbolhas de várias maneiras:

Microbolhas

Muitos tipos de equipamentos de aquários podem gerar microbolhas, incluindo bombas de água, barras de pulverização e cabeças de energia. De fato, alguns equipamentos de aquário os criam intencionalmente. Por exemplo, sem microbolhas, os escumadores de proteínas não podem purificar a água do aquário. Infelizmente, microbolhas tendem a se acumular no encanamento do aquário, fundindo-se para formar bolhas maiores e maiores que bloqueiam o encanamento, causando inundações e outros desastres no aquário.

Telas

Você pode construir telas especiais para evitar microbolhas. As telas normalmente consistem em fio dental ou esponjas de filtro. Posicioná-los na frente de entradas e encanamentos vulneráveis ​​à formação de bolhas pode reduzir as microbolhas. Como bônus, essas telas podem ajudar a coletar detritos. Essa também é a desvantagem das telas: se coletarem detritos suficientes, as telas podem entupir, bloquear o encanamento e causar o problema que elas deveriam evitar. Se você usar este método, você precisa verificar suas telas diariamente para semanalmente, dependendo da quantidade de detritos presente em seu aquário

Defletores

Os defletores são apenas pequenos labirintos que as microbolhas têm que navegar enquanto se movem para cima. Os defletores guiam as bolhas para longe de equipamentos e encanamentos sensíveis. Ao contrário das telas, elas não podem ser bloqueadas por detritos. No entanto, defletores exigem implementação desde o início da criação de seu aquário. É quase impossível instalar defletores em um aquário em funcionamento. Além disso, eles podem requerer amplas covas para acomodá-los

Interruptor Flutuador

Um interruptor flutuante não impede a formação de microbolhas, mas pode evitar a séria inundação que elas causam. Um interruptor de flutuação consiste em um flutuador ligado a dois contatos. Você pode ligar um interruptor de bóia para que a bomba de retorno do reservatório desligue se o nível de água do aquário principal subir muito alto. Dessa forma, se as microbolhas quebrarem o sifão, a bomba de retorno será desligada em vez de continuar a bombear.