Como Rejeitar Uma Oferta De Acordo De Seguro Após Um Acidente De Carro

Autor: | Ultima Atualização:

Como rejeitar uma oferta de acordo de seguro após um acidente de carro

Se seu carro foi esmagado em um acidente que não foi culpa sua, você pode esperar que a companhia de seguros da parte responsável acabe por oferecer um acordo. A empresa chega a um número após avaliar o acidente, os danos ao carro e quaisquer relatórios médicos. Como o regulador de sinistros funciona no interesse da companhia de seguros, o valor oferecido para liquidação pode ser menos do que justo. Se você não estiver satisfeito, deve rejeitar a oferta e negociar uma solução mutuamente benéfica.

Calcule sua perda

Reúna o máximo de informações possível para documentar suas perdas e apoiar seu caso. Por exemplo, obtenha declarações de qualquer testemunha, solicite uma cópia do relatório policial, avalie os danos ao carro e obtenha uma estimativa para reparos ou substituição. Também determine o custo de seu tratamento médico e o custo de qualquer perda de tempo do trabalho.

Calcule o custo total de todos os fatores afetados pelo acidente, como contas médicas, salários perdidos e conserto de automóveis, e aumente esse valor em cerca de 20 por cento para 25 por cento. Uma alegação que é muito alta ou muito baixa pode colocá-lo em desvantagem. As companhias de seguros normalmente oferecem o menor valor de liquidação possível quando é óbvio que o reclamante está desinformado.

Recusar a oferta

Determine o valor mínimo que você aceitará. Use esse valor como um guia, mas não compartilhe essas informações com o perito de sinistros.

Escreva uma carta formal para recusar a oferta inicial da companhia de seguros. A carta deve detalhar os fatos do acidente e seus ferimentos e incluir seu pedido de acordo no valor que você calculou. Inclua cópias de seus documentos de apoio com a carta.

Negocie com sua seguradora

Espere a companhia de seguros entrar em contato com você. Isso inicia as negociações, que, a partir deste ponto, geralmente acontecem em várias ligações telefônicas. A empresa fará uma contraproposta por um valor muito menor do que você propôs. Você pode aceitar a oferta, se for razoável, ou responder com uma contraproposta inferior ao seu valor original, mas superior à proposta da empresa.

Conclua as negociações. O processo pode durar vários dias, até que ambas as partes atinjam uma figura mutuamente aceitável. Certifique-se de obter a oferta de acordo por escrito antes de aceitar qualquer compensação. Se a oferta final da empresa ainda parecer injusta, você pode levar o caso ao tribunal.

Procure ajuda legal

As companhias de seguros geralmente têm a vantagem de negociar um acordo quando o pretendente auto-representativo é inexperiente e desinformado. Um advogado de seguros experiente pode ajudar a avaliar a oferta inicial e negociar uma melhor liquidação da companhia de seguros em um curto período de tempo.

Espere o juiz determinar um acordo, se o caso for a tribunal. O juiz tomará uma decisão após examinar os fatos. Não há garantia de que o valor será a seu favor. No entanto, em alguns casos, você pode entrar com uma apelação se não estiver satisfeito com o acordo.

Ponta

  • As companhias de seguros geralmente têm a vantagem de negociar um acordo quando o pretendente auto-representativo é inexperiente e desinformado. Um advogado de seguros experiente pode ajudar a avaliar a oferta inicial e negociar uma melhor liquidação da companhia de seguros em um curto período de tempo.