Como Promover A Inclusão No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Criar uma atmosfera de inclusão promove tanto a satisfação dos funcionários como um resultado saudável.

Se destacar em uma multidão nunca é divertido, a menos que você seja um palafino caminhante em um desfile. Para que uma empresa funcione de forma eficaz, todos os funcionários precisam se sentir aceitos e valorizados, em vez de se sentirem atraídos por uma cultura de estereótipos e intolerância. Em um ambiente de trabalho que promove a inclusão e a tolerância, o desempenho do trabalho dos funcionários, a satisfação no trabalho e a criatividade são todos beneficiados. As taxas de retenção aumentam, assim como a disposição dos funcionários em ajudar os outros funcionários.

Reavaliar as políticas

Às vezes, a inclusão plena no local de trabalho é frustrada por políticas desatualizadas da empresa que permitem que a discriminação fique impune. HP, PepsiCo, Ford Motor Company e muitas outras empresas tomaram medidas contra a discriminação, criando políticas que abordam especificamente a inclusão. Por exemplo, a Política de Não Discriminação da HP declara "... não discriminamos nenhum funcionário ou candidato a emprego por causa de sexo, cor, raça, etnia, nacionalidade, religião, idade, estado civil, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, deficiência gravidez, cobertura do estatuto de veterano, informação genética protegida e afiliação política. " Embora nem todas essas categorias caiam sob proteção federal, empresas como a HP não estão dispostas a tolerar a discriminação de qualquer forma.

Shift Perspectives

Visualizar as diferenças de maneira positiva é um componente essencial de uma organização saudável e inclusiva. Uma maneira de criar um ambiente de trabalho mais inclusivo é ajudar os colegas a ver as diferenças como ativos e não como possíveis passivos. Por exemplo, em vez de ver um funcionário mais velho como alguém que não se encaixa em uma cultura de trabalho jovem, ajude os colegas a perceber que o idoso é um recurso valioso e experiente. Quando os funcionários se sentem desconfortáveis ​​em trabalhar com uma pessoa de uma cultura diferente, ajude-os a avaliar como as diferenças culturais podem ser usadas para construir pontes com os clientes.

Desafio Estereótipos

Para promover a inclusão no local de trabalho, desafie os estereótipos existentes. Por exemplo, os funcionários podem esperar que os idosos ocupem cargos de liderança, enquanto os mais jovens ocupam posições de suporte. Espera-se que as mulheres sejam simpáticas e carinhosas, enquanto a agressão masculina e a autoconfiança são aceitas. Questiona essas premissas, que podem parecer antiquadas, mas na verdade são idéias insidiosas que impedem que todos alcancem seu pleno potencial.

Educar os funcionários

Incentivar as pessoas a considerarem e desafiarem suas opiniões de outras pessoas realizando workshops que tratem da diversidade e inclusão. . Educar os funcionários sobre como desafiar comportamentos colusivos, como permanecer em silêncio diante do preconceito. Ajude-os a entender como a lente através da qual eles vêem o mundo influencia suas percepções de colegas de trabalho. Essas táticas promovem um ambiente que acolhe a diversidade, promovendo a inclusão no local de trabalho.