Como Fazer Com Que Seu Gato Não Tenha Medo De Cachorros

Autor: | Ultima Atualização:

Felizes juntos? É possível.

Os gatos têm naturalmente medo de cães, especialmente se não forem expostos a eles em tenra idade ou se tiverem experimentado um encontro desagradável com um. Se você quer que seu amigo felino se dê bem com os cães em sua casa, ajude-a a associá-los com diversão e comida, sem medo.

Separe o gato dos cães em sua casa que ela teme. Isso funciona para animais de estimação já expostos uns aos outros em casa ou com a introdução de um novo cão ou vários cães para um gato residente. Para uma situação em que seu gato teme seus cães existentes, isso lhe dá um novo começo para "reintroduzir" os animais de estimação uns aos outros. Durante a reintrodução, seu gato aprenderá a associar os cães a coisas positivas, em vez de coisas negativas.

Esfregue uma toalha em seus cães e deixe seu gato cheirar. O cheiro é muito importante para os gatos e o odor estranho pode inicialmente assustá-la. Uma vez que ela reaja calmamente ao aroma, ou seja bastante indiferente a ela, dê-lhe alguns deleites deliciosos. Escolha guloseimas que ela realmente goste, como uma mordida de atum ou queijo. Faça o mesmo ao contrário dos seus cães. Se algum de seus filhotes for agressivo com seu gato, isso apenas aumentará o medo dela. O que você quer ver é que todos os seus cães reajam sem nenhum tipo de agressão, como rosnar, com o cheiro do seu gato. Agora dê aos filhotes alguns deleites deliciosos também

Permita que seu gatinho e os cães vejam, mas não acessem um ao outro, através de uma porta de tela ou de um bebê por 10 minutos. Mantenha seus cães na coleira para impedi-los de ir até o seu gato e assustá-la. No início, o seu gatinho pode correr para se proteger, mas depois de repetir este exercício algumas vezes, uma vez que ela fique e observe os cães e não tenha uma reação de medo, dê-lhe algumas guloseimas. Enquanto os filhotes estiverem se comportando bem, e não tentarem persegui-la ou incomodá-la, dê-lhes guloseimas também.

Deixe seu gato sair de seu quarto de confinamento e permita que ela interaja com os cães enquanto eles estiverem em coleira por 10 para 20 minutos. Não a force a ficar por perto para brincar com os cães, mas apenas deixe-a ver que eles não são uma ameaça. Repita este processo até que ela não tente fugir ou chiar para os filhotes e os filhotes não reagirem mal a ela. Enquanto todos estiverem se comportando, continue a introdução e trate o gato e os cães.

Remova as correias de seus cães e deixe-as passar livremente pela casa. Sempre permita que seu gato tenha acesso a um ponto alto, como o topo de uma árvore de gatos, e certifique-se de que ela tenha uma rota de fuga dos cães para reduzir o estresse durante as interações com eles. Você não quer que ela se sinta forçada a confrontá-los. Continue a supervisionar os animais juntos, elogiando e tratando qualquer comportamento não medroso do seu gato e o comportamento calmo dos seus filhotes. Eles podem não se tornar melhores amigos, mas pelo menos seu felino residente não viverá com medo dos cães.

Recompense seu gatinho quando ele for exposto a seus cães ou a qualquer cão novo, como os de seus amigos visitantes. Elogie e trate-a se ela vir ou ouvir os cães da vizinhança pela janela também. Desta forma, ela começará a ver a aparência ou os sons de qualquer um e de todos os cães como algo por que esperar, em vez de medo. Peça aos amigos que mantenham seus cães na coleira quando encontrarem seu gatinho pela primeira vez, para que não reajam agressivamente a ela; isso poderia assustar seu gato e trazê-lo de volta para lidar com um gatinho com medo de cães. Você quer manter todas as interações com caninos positivos para seu amigo felino

Itens que você precisará

  • Toalhas
  • Guloseimas para gatos
  • Guloseimas para cães
  • Portas de proteção ou porta para bebês
  • Correias para cães
  • Cat tree

Dicas

  • Spay ou neutralize tanto seu gato quanto seus cães. Às vezes, os hormônios podem fazer com que os cães se comportem agressivamente em torno do gato e torná-lo mais propenso a temê-los.
  • Expondo gatos e cães uns aos outros em tenra idade, entre 2 e 7 semanas para gatos ou 3 e 12 semanas para cães , reduz as possibilidades de os animais verem as outras espécies sob uma luz negativa, recomenda Cat Channel. Gatinhos e filhotes adotados juntos podem se tornar amigos íntimos por toda a vida.
  • Confortar um gato com medo pode realmente reforçar esse comportamento. Você quer esperar até que o gatinho não mostre sinais de medo e recompense esse comportamento.

Advertências

  • Se seu gatinho de repente reagir mal aos seus cães do nada e já tiver se dado bem com eles, é hora de uma visita ao veterinário. Algumas condições médicas subjacentes podem causar dor para o seu gato, tornando-a mais propensa a ter medo de reações aos cães.
  • Nunca permita que seu gatinho rodeie cães com problemas conhecidos de agressão, especialmente em relação a gatos. Se um de seus filhotes está aterrorizando seu gatinho, isso poderia explicar seu medo de cachorros; pode ser hora de consultar um especialista em comportamento animal profissional.