Como Deixar Um Emprego Devido Ao Bullying

Autor: | Ultima Atualização:

A vida é curta; não ature os agressores onde você trabalha.

Chega um momento em que não é mais produtivo permanecer no trabalho - principalmente quando a vida profissional é miserável por causa de um valentão. Não importa quão incrível seja a oportunidade ou quantas oportunidades você sente além deste local de trabalho, sua saúde física e mental precisa ter precedência sobre o salário. Se você está pronto para deixar o seu trabalho por causa de um valentão, dê alguns passos para se proteger e tornar o processo o mais fácil possível.

Fale com um advogado. Em cerca de 25% dos casos de bullying no trabalho, algum tipo de discriminação de uma classe protegida - classes como sexo, orientação sexual ou raça - estava envolvida, de acordo com o Instituto de Bullying no Local de Trabalho. Um advogado pode lhe dar orientação sobre medidas adicionais a serem tomadas quando você planeja deixar seu emprego, ou pode aconselhá-lo a prosseguir com uma ação judicial.

Anote todas as ocorrências de bullying e colete qualquer evidência adicional. Se você tiver motivos para um caso de discriminação, precisará de algum tipo de documentação sobre o bullying. Anote a hora, a data e os detalhes de cada incidente e guarde-os em uma pasta ou caderno em sua casa. Você não quer correr o risco de deixar essas informações confidenciais no escritório, onde a pessoa errada pode encontrá-lo.

Converse com seu empregador sobre o problema. Dê ao empregador uma chance de corrigir o problema, aconselha o Workplace Bullying Institute. Sem ficar excessivamente emotivo, apresente seu caso ao seu supervisor direto, dando-lhe detalhes sobre incidentes específicos e como eles afetaram sua capacidade de realizar seu trabalho. Infelizmente, os chefes costumam ficar do lado do valentão por lealdade, ou evitar o problema da preguiça - mas, na melhor das hipóteses, alertá-la sobre o problema pode funcionar a seu favor. Se não der fruto, é hora de passar para a renúncia.

Elabore uma carta formal de renúncia por escrito. Inclua seu último dia de trabalho na carta. Se você escolher, pode citar o motivo da sua partida, mas isso não é obrigatório. Você também pode informar ao empregador que você está disponível para uma entrevista de saída a critério do empregador; isso pode lhe dar a chance de falar sobre as questões que levaram à sua demissão

Peça outra reunião, e então dê ao seu chefe a carta de demissão. Se a situação já é ruim ou parece piorar, seu chefe pode dizer-lhe para sair imediatamente - uma boa razão para ter seus assuntos em ordem antes de entregar sua renúncia.