Como Descobrir Um Sociopata No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os sociopatas podem parecer normais no exterior.

Se o seu patrão parece sentir prazer em menosprezá-lo ou o seu colega de trabalho mente sem remorsos, você pode estar lidando com um sociopata no trabalho. De acordo com a psicóloga da Harvard Medical School, Martha Stout, conforme relatado por "Forbes", 4% da população global são considerados sociopatas. Essa é uma entre 25 pessoas, por isso, se você estiver empregado em uma grande empresa, provavelmente você está trabalhando com uma agora. Aprender a reconhecer os traços de um sociopata ajudará você a identificar um colega de trabalho com esse transtorno antes que ele o machuque emocional ou fisicamente.

Falta de Consciência e Remorso

Um traço comum de sociopatas é sua aparentemente completa falta de remorso. por qualquer coisa que eles fizeram de errado. Um sociopata pode conseguir que alguém seja demitido, por exemplo, mas não se sinta culpado. De acordo com o conselheiro profissional Gordon Shippey, os sociopatas não se sentem culpados por prejudicar os outros desde que possam obter o que querem deles. Seu colega de trabalho pode esconder sob o disfarce de um jogador amigável da equipe, quando ela está realmente tramando secretamente maneiras de roubar dinheiro da empresa, por exemplo. Um sociopata não tem problema em usar pessoas para obter riqueza e poder para si.

Mentiras e exageros

Os sociopatas, em geral, nascem mentirosos. Eles mentirão sobre tudo. A Dra. Martha Stout, em uma entrevista com Kate Simon na revista "Interview", diz que os sociopatas mentem apenas para ver se eles podem se dar bem com isso. Se confrontado com evidências de irregularidades, o sociopata irá acusá-lo de conspirar contra ela e tentar colocá-la em problemas. Os sociopatas inventam histórias que soam ridículas para os outros, mas eles alegam que seus contos são verdadeiros mesmo quando eles obviamente não são.

Inteligência e Manipulação

Os sociopatas têm a inteligência e o charme de manipular as pessoas para fazer suas ordens. Muitos sociopatas parecem amigáveis, extrovertidos e gentis, a princípio. Com o tempo, porém, sua verdadeira natureza é revelada. A habilidade de um sociopata de manipular os outros pode até mesmo permitir que eles desenvolvam uma sequência de seguidores. No trabalho, um sociopata pode reunir um pequeno grupo de seguidores dedicados. Esses seguidores ouvirão tudo o que o sociopata tem a dizer e a protegerão de acusações de transgressão.

Como lidar com um sociopata no trabalho

Se você tem certeza de que trabalha com um sociopata, é melhor se distanciar você mesmo dela o máximo que puder. Não fique do lado ruim dela, ou ela pode decidir fazer de você sua próxima vítima. Gary Ludwig, da JEMS Emergency Medical Services, sugere que você não tente fazer amizade com um sociopata. Sociopatas não se importam com ninguém além de si mesmos e podem ver uma tentativa de amizade como um sinal de fraqueza. Se você sabe que o sociopata está cometendo um ato ilegal, reúna provas e apresente a um supervisor confiável, sugere Gordon Shippey. Não leve as provas diretamente ao sociopata, pois isso só a enfurecerá. Se o sociopata é seu chefe, ou há pouca chance de ela desistir ou ser demitida, considere deixar a empresa antes que ela se vire contra você.