Como Lidar Com Colegas De Trabalho Mentirosos

Autor: | Ultima Atualização:

Colegas de trabalho mentirosas são um problema para todos.

Todos mentem. Estamos acostumados com mentiras que vão desde "não, querida, aquele vestido não faz você parecer gorda", até a publicidade que aparece na tela da TV a cada seis minutos e meio. Mesmo assim, não queremos acreditar que outras pessoas sejam mentirosas. No trabalho, mentiras não são inócuas. Mentiras arruinam reputações e desencadeiam eventos que podem derrubar as empresas. Seja você um empregado com um colega mentiroso ou um supervisor lidando com um empregado mentiroso, você pode tomar medidas para garantir que as mentiras não causem discórdia, reputação prejudicada ou oportunidades perdidas no local de trabalho.

Para trabalhadores

Vá até a fonte quando tiver uma dúvida sobre algo que um colega de trabalho diz. Se um colega de trabalho que tem uma reputação de mentiroso lhe disser que o céu é roxo, olhe pela janela. Na maioria das vezes, um colega mentiroso que escreve histórias elaboradas é pouco mais que um aborrecimento, mas as mentiras de um colega de trabalho podem ter um impacto no seu trabalho se ela mentir sobre você e seu desempenho.

Confronte seu colega de trabalho somente se você o ouvir conte uma mentira aparente e somente se você se sentir confortável fazendo isso. Lembre-se de que alguns incidentes podem ter sido realmente mal-entendidos. Além disso, alguns contos ultrajantes, por mais improváveis ​​que sejam, são a verdade. Lembre-se, também, de que o traficante de boatos do escritório pode não estar mentindo, mas apenas repetindo o que ouviu.

Leve seu colega de lado - chamando alguém em público é perturbador - e pergunte a ele sobre uma declaração específica, com calma. Se seu colega de trabalho parecer mentir sobre as instruções que recebeu de você ou lhe der, deixe-o saber que as instruções futuras devem ser por escrito ou por e-mail. No entanto, se a mentira diz respeito a você ou a outro trabalhador, não confronte o colega de trabalho. Leve qualquer evidência que você tiver ao seu supervisor imediatamente e faça uma reclamação

Para os supervisores

Mantenha anotações escritas quando você espera que um trabalhador esteja mentindo, se você for um supervisor. Não interrompa o dia de trabalho. Ligue para o suposto mentiroso em seu escritório pouco antes do encerramento dos negócios. Não convide o trabalhador para se sentar. Feche a porta e pergunte sobre o último incidente que você documentou. Se você recebeu uma reclamação sobre suas atividades de um de seus colegas de trabalho, comece com essa reclamação.

Tome notas, tanto sobre a queixa que você recebeu quanto sobre a resposta do trabalhador. De acordo com Philip Houston, ex-funcionário da CIA, em quase todos os casos a verdade é o que você ouve nos primeiros cinco segundos da resposta de uma pessoa quando é confrontada. Mentirosos, diz Houston, tentam desviar você com algo que é verdade, mas não relacionado

Documente a entrevista com o trabalhador e peça-lhe que assine e date o documento. Lembre ao trabalhador que mentir pode ter um impacto negativo em seu emprego. Permita que o trabalhador saiba que, se os funcionários lhe disserem queixas sobre mentiras, isso pode ser considerado um assédio verbal ou um comportamento intimidador, e você continuará o assunto. Dispensar o trabalhador e pedir-lhe para fechar a porta enquanto ele sai

Dicas

  • Se você é um supervisor, permita que os funcionários suspeitos de mentir permaneçam ao entrevistá-los. Isso os deixa desconfortáveis ​​e você pode observar a linguagem corporal deles. Se eles começarem a se sentar, diga a eles que não precisam sentar: "Isso levará apenas um segundo".
  • Se você pedir para eles fecharem a porta quando eles saírem, eles suspeitarão que você ainda está absorvido por a discussão deles, mesmo que você não seja. Esse desconforto de sua parte pode ajudar a evitar outro incidente.