Como Lidar Com Uma Falta De Apreciação No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Faça uma lista de todas as coisas boas que você faz para aumentar a auto-estima.

Uma das últimas coisas que você quer fazer é ser vítima de falta de apreciação no trabalho. Isso afetará sua produtividade e poderá fazer você começar a odiar seu trabalho. Mais pessoas deixam seu local de trabalho por esse motivo do que por questões de remuneração. Subjacente à necessidade de ganhar a vida é uma necessidade de reconhecimento e apreço pelo que você faz. Um supervisor que não reconhece suas contribuições pode precisar de um empurrãozinho na direção certa. Quando você estiver se sentindo pouco valorizado no trabalho, considere tomar uma atitude.

Aprecie-se primeiro. Se você achar que não está sendo apreciado no trabalho, pode ser um sinal de que você não está dando crédito suficiente para si mesmo pelo trabalho duro que faz. Mantenha um diário de suas realizações e sua auto-estima receberá um impulso. Uma vez que você se sente bem consigo mesmo, os outros percebem sua vibração positiva e começam a cumprimentá-lo também.

Atualize seu diário ou diário com registros completos de projetos especiais, realizações e prazos cumpridos. Se um cliente ou colega de trabalho o elogiar em um trabalho bem feito, adicione-o ao seu diário. Quando chegar a hora da sua análise anual de desempenho, seu registro de avaliação será útil quando você se encontrar com seu chefe.

Mostre apreço pelos outros. Quando você oferece gratidão ou apreço, você desenvolve uma mentalidade positiva e atrai a apreciação dos outros. Seus colegas de trabalho retribuirão seus cumprimentos e gratidão por um trabalho bem feito.

Faça questão de falar com alguém que fez um bom trabalho na próxima reunião de equipe. Se sua empresa participa de programas de prêmios para funcionários, considere nomear um colega ou seu chefe para o prêmio. Se a sua empresa não reconhecer os funcionários dessa maneira, participe e descubra o motivo. Fale com o departamento de recursos humanos e sugira desenvolver um programa desse tipo. Os programas de reconhecimento dos funcionários funcionam bem em empresas que os utilizam, mantendo funcionários valiosos.

Use seu próprio chifre. Reúna-se com seu chefe e peça feedback sobre o trabalho que você faz. Deixe que ela saiba que você está se sentindo menosprezado. Diga-lhe que você gostaria de um "trabalho bem feito" ou "obrigado" ocasionalmente em seus projetos de sucesso. Se ela não sabe de suas realizações, reserve um tempo para que ela saiba. Uma reunião com seu chefe pode ajudá-lo a descobrir se ela é do tipo que oferece elogios. Se você aprender que ela não é, você não deve tirar sua falta de apreciação pessoalmente.

Participe de um grupo de trabalho. Algumas empresas oferecem um grupo social para ajudar no planejamento de eventos da empresa ou em um grupo comunitário que ofereça ajuda à comunidade local. Essas atividades permitem que você conheça outras pessoas na empresa e interaja socialmente com seus colegas de trabalho. Quando você sai do caminho para ajudar os outros, isso alivia qualquer sentimento ruim que você possa ter, porque se sente desvalorizado. Quando você dedica um tempo para ajudar os outros e se concentrar em seus problemas, seus problemas podem começar a parecer insignificantes em comparação.

Envolva-se em uma organização profissional fora do trabalho que ofereça apoio e reconhecimento. Muitas organizações oferecem suporte a pares, conferências e programas de certificação. Um programa de certificação fornecerá a você autoestima e apreciação pela conclusão do programa

Dica

  • Procure outras maneiras pelas quais seu chefe possa demonstrar sua gratidão. Se ela lhe designar projetos especiais ou oferecer maior confiança, essas podem ser as maneiras pelas quais ela comunica sua apreciação. Faça um esforço para aumentar sua auto-estima e estima, então quando os outros não forem tão agradecidos por você como deveriam, você não se sentirá triste ou se abaterá sobre si mesmo.

Aviso

  • Evite o extremo de muita auto-apreciação. Se tudo que você faz é falar sobre o quão bom você é no trabalho, os outros irão considerá-lo um fanfarrão. Há uma linha tênue entre tooting seu próprio chifre e se gabar.