Como Lidar Com A Desonestidade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Pegue no seu local de trabalho o mentiroso em flagrante.

Faça algo errado? Mentir sobre isso e vai embora - ou assim a lógica vai para alguns trabalhadores. Se o seu escritório está cheio de uma horda de funcionários desonestos ou se você simplesmente tem um contador de histórias crônico com quem lidar, sua resposta a essa desonestidade pode fazer uma grande diferença. Porque a desonestidade pode provar uma irritação na melhor das hipóteses e um grande problema na pior das hipóteses, você deve lidar de forma rápida e eficaz com quaisquer casos.

Escolha o mentiroso. Para o desgosto de muitos chefes, a desonestidade no local de trabalho aparece primeiro quando dois trabalhadores contam histórias surpreendentemente diferentes sobre o mesmo evento. Quando isso acontece, pode ser difícil discernir quem está dizendo a verdade e cujas calças devem estar ardendo corretamente. Antes que você possa confrontar a mentira, você deve determinar quem é o mentiroso. Preste atenção em alguns dos sinais mais comuns de mentira, incluindo manter o corpo ainda imóvel, resposta excessivamente rápida ou excepcionalmente lenta e toque excessivo no rosto. Se um dos contadores de histórias exibir um ou mais desses sinais, é provável que ele esteja puxando sua cadeia proverbial.

Reúna provas irrefutáveis. Se você confrontar seu mentiroso sem uma prova adequada, saberá o que ela fará? Provavelmente mentira. Como você sabe? Porque ela é uma mentirosa. Assim como as zebras não mudam suas características, seu mentiroso provavelmente não mudará seus modos. Antes mesmo de pensar em falar com a mentirosa sobre sua desonestidade, arme-se com algo inegável, como prova em vídeo de que ela está mentindo. Chegando à mesa com essa prova, você pode dispensar a maior parte dos gritos “Eu não fiz isso” e passar para o ponto crucial da conversa.

Distribua uma sanção direcionada. Para fazer com que seu funcionário amor-para-mentir pare, você terá que aplicar algum tipo de penalidade. Selecione uma penalidade que você achar adequada, como uma redação formal ou, em casos mais sérios, uma suspensão do trabalho. Quando você distribui a punição, deixe bem claro que a razão pela qual a funcionária está sendo punida é porque ela estava mentindo. Isso não só dá ao empregado o tapa no pulso que ela pode precisar, mas também a alerta para o fato de que ela está no seu radar.

Forneça treinamento sobre o assunto. Ok, então você lidou com um mentiroso, mas assim como matar a formiga que está rastejando pelo chão da cozinha não vai livrá-lo da infestação, isso não será suficiente. Adote uma abordagem proativa para evitar futuras mentiras realizando uma sessão de treinamento sobre o assunto, recomenda Mark Gorkin de “Workforce”. Exigir que todos os funcionários participem, independentemente de você suspeitar que eles sejam desonestos. Neste treinamento, discuta uma definição funcional de honestidade e repasse algumas das sanções às quais os funcionários poderiam estar sujeitos caso fossem pegos mentindo. Ao realizar esta sessão, você pode garantir que seus funcionários sejam adequadamente informados sobre suas expectativas e provar a eles que você está pronto para enfrentar a desonestidade dentro do local de trabalho, reduzindo potencialmente sua ânsia de mentir no futuro.