Com Que Frequência As Asas De Um Periquito Precisam Ser Cortadas?

Autor: | Ultima Atualização:

Você sabe quais penas precisam ser cortadas?

Cortar as asas de um periquito pode ser intimidante. Enquanto você não quer cortar muito, ou cortar completamente as penas erradas, você também não quer que seu pássaro voe para longe e se machuque. Aprender quais penas cortar e com que frequência prendê-las manterão seu pássaro seguro

Por que as asas do clipe

A razão mais básica para prender as asas de um periquito é evitar que ela voe para longe de você, o que ela pode fazer inicialmente desde que você é um completo estranho para ela. Este pequeno pássaro pode conseguir o vôo com bastante facilidade, embora voar ao redor de sua casa possa resultar em ferimentos - colidindo com uma janela ou espelho, por exemplo. Mesmo o pássaro mais bem treinado pode sucumbir ao instinto quando assustado, fugindo para escapar de um perigo percebido. Apesar de cortar suas asas não é um substituto para fornecer um ambiente seguro, deve ser feito de forma consistente ao longo de sua vida.

Penas para prender e evitar

Olhando para uma asa estendida, seja na frente ou na traseira do periquito, você cortará apenas 4 a 8 das penas mais externas na linha de baixo, começando do lado de fora para dentro. Essas penas primárias, que fornecem propulsão para frente, são as maiores. O recorte de 10 penas primárias é um pouco demais, e a 11ª pena inicia as secundárias, que nunca devem ser cortadas. Evite as penas menores na próxima fila, chamadas penas de sangue; como o nome indica, eles contêm feixes escuros de sangue e vão sangrar. Se acidentalmente cortar, aplique pó estético na ferida e deixe a ave cicatrizar antes de recortar novamente. Prenda o mesmo número de penas primárias em ambas as asas. Tenha em mente que o recorte da janela, ou deixando as duas ou três penas exteriores intactas por causa da aparência, pode levar a uma falsa sensação de segurança - seu pássaro ainda pode voar.

Com que frequência cortar

Obviamente se o seu periquito estiver voando por aí para evitá-lo, suas asas precisam ser cortadas. Entre recortes, no entanto, pode ser difícil determinar quando é necessário aparar as penas primárias. Um bom teste é tê-la empoleirada na sua mão alguns metros acima do chão acarpetado. Abaixar o braço de repente, mas com cuidado, fará com que a ave bata as asas e ela flutua no chão ou desliza graciosamente para longe. Periquitos que podem deslizar de um local para outro precisam ter as penas cortadas novamente. Se já faz algum tempo desde a última vez que você cortou as asas de seu periquito, e você pode ver claramente que as longas penas primárias cresceram, vá em frente e corte-as, usando as penas secundárias como um guia de quão longe as primárias cortam

Quando não picar

Os periquitos bebés devem aprender a voar antes que suas penas sejam cortadas para que possam desenvolver equilíbrio e agilidade. É claro que você nunca deve cortar as asas do periquito se não se sentir confiante de que conseguirá fazê-lo de maneira rápida e indolor. Aprenda a segurar as tesouras de corte - nunca as aponte para o corpo da ave. Se você está nervoso ou seu amigo emplumado é irado ou se contorcendo, considere visitar um veterinário para observar o processo por um profissional primeiro.