O Que Fazer E Não Fazer Em Uma Apresentação Técnica De Entrevista De Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Seja qual for o formato, mantenha-se positivo, otimista e profissional durante a entrevista.

Entrevistar para empregos pode ser uma experiência que parece que você está passando por um desafio. Depois de passar por um desafio, surge outro mais traiçoeiro. Às vezes você passa pela primeira rodada de entrevistas de emprego, apenas para enfrentar uma apresentação técnica para a segunda. Antes de você desistir de sua espada e puxar a bandeira branca, saiba que esta é uma oportunidade para você mostrar do que é feita. Contanto que você realmente tenha as habilidades que você diz, não se preocupe - você tem isso.

Não faça suposições

Não assuma que você sabe o que a entrevista de emprego vai implicar. Toda entrevista de emprego bem-sucedida deve começar com alguma pesquisa básica. Neste caso, você precisará saber o que o trabalho envolve e o que o empregador está procurando para você trazer para a mesa - seja uma habilidade, educação ou um certo tipo de personalidade. Para uma apresentação técnica, você também precisará saber qual software a empresa usa e quais versões do software ele possui, se você precisará trazer seu próprio computador e quanto tempo a apresentação deve durar. Você pode obter algumas dessas informações do anúncio de emprego e qualquer correspondência que você teve com o empregador; mas, se você não tiver certeza de alguma coisa, pergunte bem antes da data da entrevista.

Fornecer uma estrutura

Sua apresentação técnica pode envolver conversas sobre suas habilidades especiais e por que o empregador deseja contratá-lo, ou pode ser mais um show-e-contar em que você demonstra sua proficiência em certo tipo de trabalho. Em qualquer caso, você precisa começar sua apresentação com um quadro ou esquema que o empregador possa seguir. No início da apresentação, exiba um esboço básico do que o empregador pode esperar durante a apresentação.

Prática, prática, prática

Você pode estar mais do que familiarizado com a tecnologia e os materiais que está apresentando, mas isso não o isenta de fazer algumas rodadas de prática antes da data real da entrevista. Exponha toda a sua apresentação e depois peça a um amigo ou colega de confiança para assistir a apresentação. Melhor ainda: peça a um amigo que faça algumas perguntas de acompanhamento ou forneça outros comentários sobre seu desempenho. Pratique a apresentação pelo menos duas ou três vezes para que você tenha a coisa toda para baixo.

Não os deixe ver você suar

Mesmo se você for um especialista no campo, apresentar-se diante de pessoas desconhecidas pode ser uma experiência intimidadora. É por isso que essa prática é tão importante, ajudando você a resolver os problemas antes de "ir viver". Durante a apresentação, mantenha-se relaxado e não deixe que eles vejam o quão nervoso você realmente está. Empregue quaisquer técnicas calmantes que você conheça, como respirar com atenção ou imaginar o público em sua cueca, para ajudá-lo a manter a calma. Também tenha em mente que um pouco de humor nunca faz mal - mesmo quando você está cobrindo tópicos que podem ser bastante sérios.

Não vá além do tempo

Se você está no processo de entrevista de emprego, é provável que você não seja o único candidato que o empregador está considerando. Como tal, é importante não ocupar muito do tempo do empregador. Se o empregador lhe deu um limite de tempo ou um número máximo de slides, não corra o risco de soprar a entrevista passando por cima do tempo alocado. Novamente, é aqui que as rodadas de sua prática serão úteis. Se você precisar cortar alguns materiais, olhe novamente para o posto de trabalho do empregador e tente identificar as habilidades ou qualidades mais importantes que o empregador está procurando, e deixe essas coisas em sua apresentação. Recorte qualquer informação extra que não esteja diretamente relacionada ao trabalho em questão.