Quanta Água Deve Um Cão Beber Em Um Dia?

Autor: | Ultima Atualização:

Cães limpos geralmente evitam o acúmulo de bactérias.

A quantidade de água que um cão deve ingerir varia em função do peso corporal e dos fatores como o clima e a saúde e o nível de atividade do cão. Sempre forneça água fresca facilmente acessível, em tigelas limpas, para seus animais de estimação. Cães em outros casos podem ficar desidratados ou contrair problemas renais ou urinários

Quantidade de água

Embora vários fatores possam afetar a quantidade de água que um cão deve beber diariamente, você pode estimar a necessidade de água de 1 onça de água por quilo de peso corporal. Outras orientações aproximam a ingestão de água para equivaler a duas vezes e meia a quantidade de ingestão de alimentos. Fatores que podem fazer com que os cães necessitem mais do que essas quantidades podem incluir gravidez, lactação, clima quente, condições de saúde, medicamentos e exercícios recentes.

Importância do beber

A água potável ajuda na digestão e circulação e permite nutrientes e outras substâncias que se movem pelo corpo. Órgãos como os rins e o fígado precisam de hidratação para funcionar adequadamente. Além disso, a água potável permite que um cão absorva os nutrientes necessários e mantenha a evacuação regular. A água também é vital para manter a temperatura normal do corpo e o amortecimento da medula espinhal e das articulações. Sem água suficiente, um cão fica desidratado, levando a sérias complicações, como falência de órgãos e morte.

Desidratação

A desidratação é uma condição séria para um cão. Sessenta a 80% do corpo de um cachorro é água. Se você suspeitar que seu cão está desidratado e ele não está bebendo, procure atendimento veterinário. Se o seu cão não está comendo ou bebendo e exibe comportamento letárgico ou depressivo e olhos encovados, a causa pode ser a desidratação. Monitore de perto os cães mais velhos e aqueles com certas doenças, como diabetes, pois eles podem ser mais propensos à desidratação.

Boa saúde

Não negligencie a necessidade de refrescar a tigela de água do seu cão com freqüência. Um cão monitora sua ingestão de água e bebe quando está com sede. A falta de acesso a água limpa pode levar a um cão que beba água parada, água de toalete, água de uma tigela suja ou água de fontes externas naturais que possam conter bactérias ou contaminantes não saudáveis. Assegure-se de que seu cão beba água extra após o exercício e em clima quente; sempre busque cuidados veterinários quando um cão exibe mudanças nos hábitos de bebida.