Como É Calculado O Preço De Uma Ação?

Autor: | Ultima Atualização:

O preço de uma ação é o resultado de muitas ofertas de compra e venda.

Novos investidores podem confundir os valores em rápida mudança dos estoques nas várias bolsas e Suponha que algum cálculo matemático subjacente determine o valor intrínseco da ação. De fato, não há tal cálculo e o preço não tem nada a ver com o valor intrínseco. A qualquer momento, o preço representa simplesmente o que os compradores pagarão por cada ação da ação e o que os vendedores aceitarão - um preço apenas indiretamente classificado como forças tangíveis e mais intimamente relacionado ao sentimento.

O Livro de Ofertas

Cada bolsa de valores, incluindo a Bolsa de Nova York, tem uma capacidade de transação informatizada - software que permite comprar e vender ações com pouca participação humana. Um "livro de pedidos", em forma de banco de dados informatizado - o livro de ordens de limite eletrônico, ou ELOB - detém registros das ofertas mais recentes, ou preços que os compradores ofereceram para pagar o patrimônio, e pede, preços que os vendedores ofereceram

Ordens do Mercado

Muitos clientes do mercado de ações de varejo oferecem para comprar ou vender um patrimônio "no mercado", ou seja, qualquer que seja o preço atual listado no momento em que fazem a oferta. Ao comprar em pequenas quantidades - de menos de 10.000 ações, por exemplo - isso é razoável e conveniente. As ordens de mercado, como são chamadas, geralmente estarão dentro de um ou dois centavos da última ordem listada antes do novo pedido, o que significa que o cliente de varejo já sabe aproximadamente o que ela pagará. Outra vantagem para os clientes de varejo é que o pedido passará imediatamente; ordens de mercado são sempre executadas primeiro

Ordens de limite

Ordens de limite, por outro lado, são ofertas para comprar ou vender somente a um preço especificado. Grandes participantes do mercado, como os fundos de hedge, fazem uma oferta para comprar ou vender uma quantidade específica de um capital - 10.000, 100.000 ou mais ações - a um preço especificado, o "preço limite". O pedido só será executado quando um vendedor ou comprador correspondente estiver listado no ELOB. A ordem limite está no centro do processo transacional que estabelece o preço atual de uma participação acionária.

Ordens correspondentes

Das centenas ou milhares de ofertas de compra e venda para um patrimônio específico que existe em um determinado momento no ELOB, o software buscará correspondências. Quando um lance e um pedido correspondem, esse pedido é executado e se torna o último preço negociado, ou LTP. O LTP é imediatamente listado e se torna o preço atual da ação. Permanece assim até o software ELOB encontrar uma correspondência menor ou maior, após o que o LTP muda para cima ou para baixo para o novo bid-ask correspondente, que então se torna o preço atual.