Ervas E Plantas Que São Venenosas Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Muitas ervas e plantas são venenosas para gatos. Alguns são bem conhecidos, outros não são.

Os gatos adoram mastigar plantas e ervas. Isso é natural - talvez até bom para eles - mas algumas variedades comuns de flora são prejudiciais. Pesquise cada planta em sua casa e jardim para ver se é segura para gatos, e chame um veterinário imediatamente se seu gato comer plantas venenosas.

Plantas de alto risco e seu gato

Os lírios-tigre são particularmente venenosos para gatos, de acordo à Extensão Cooperativa da Universidade de Maryland. Eles recomendam manter seu gato livre de azáleas, crisântemos, narcisos, hortênsias, íris, heras, lantanas, lírios, malmequeres e glicínias, todos os quais são tóxicos. Cerca de uma dúzia de plantas e ervas são responsáveis ​​pela maioria das chamadas de envenenamento para o hospital universitário da UC Davis School of Veterinary Medicine. Estes incluem lírios, lírios do vale, anêmona, aloe vera, amarílis, samambaia de espargos, narciso, filodendro, plantas de jade, crisântemos, cíclame e cicadáceas. Se você não conseguir se livrar dessas plantas, poderá molhar as folhas com água e cobri-las com pimenta caiena para torná-las menos palatáveis.

Outras plantas venenosas

Algumas plantas comuns são altamente tóxicas para gatos, mas poucas felinos comê-los. De acordo com a UC Davis School of Medicina Veterinária, algumas plantas nesta categoria são trompete de anjo, castanheiro, Daphne, deathcamas e deathcamas prado, teixo inglês, dedaleira, erva daninha jimson (trompete do diabo), plantas nicotiana, oleander, cicuta veneno, pokeweed, tabaco de árvore, cicuta de água ocidental e teixo. Se você não conseguir se livrar deles, tente manter seu gato longe deles. A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais tem uma extensa lista de "plantas freqüentemente encontradas", tanto tóxicas quanto não-tóxicas, on-line em www.aspca.org. Procure por "plantas tóxicas para gatos". Vale a pena investir em plantas seguras para gatos para que seus amigos felinos possam saciar a erva e plantar a fome sem o risco de envenenamento

Sintomas de envenenamento por gato

Nem sempre é fácil saber se seus gatos estão envenenados ou doentes. Muitos sintomas comuns - incluindo diarréia, letargia, depressão, salivação excessiva e vômitos - parecem leves no início, só depois aumentando para níveis perigosos. Se o seu gato parece doente, refaça os passos do animal e veja se ele entrou em contato com qualquer veneno em potencial. Observe plantas e ervas nas proximidades e verifique novamente seu status de toxicidade. Os sintomas de intoxicação precoce podem piorar ou se expandir para convulsões, tremores e fraqueza. Em alguns casos, seu gato pode não apresentar sintomas graves por várias horas.

Seu chamado

Se você acha que seu gato está envenenado, ligue para seu veterinário ou para uma linha direta de emergência para envenenamento por animais de estimação. Ajuda se você souber que planta ela ou ele provavelmente comeu. Se seu gato come uma planta ou erva tóxica, mas não apresenta sintomas, a Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis ainda recomenda pedir ajuda "porque em alguns casos de envenenamento, quando os sintomas aparecem, é tarde demais para salvar o animal". Isso porque esses sintomas podem indicar insuficiência de órgãos. Você pode ligar para o National Animal Poison Control Center 24 horas por dia no número 888-426-4435. Taxas aplicáveis.