Quatro Fases De Um Mercado Em Alta

Autor: | Ultima Atualização:

Os preços em alta caracterizam um mercado altista

Os touros tendem a empurrar as cabeças com chifres para cima ao atacar, daí o simbolismo do mercado de valores em alta. Os mercados da Bull são cíclicos, com quatro fases. Às vezes, as características dessas fases facilitam sua identificação; no entanto, à medida que o mercado passa por seu ciclo de vida, as diferenças podem se tornar menos distintas. Historicamente, os mercados em alta duraram pouco menos de 40 meses, de acordo com o trader Aubrae DeBuse.

Bull Market Phases

A revista man money chamada "Greatest Stock Picker", disse John Templeman, disse que mercados em alta experimentam pessimismo, ceticismo, otimismo e euforia. Outro profissional de investimentos, Laszlo Birinyi, fundou a firma de administração de dinheiro Birinyi Associates na premissa de que uma compreensão da história do mercado e de como os investidores pensam oferece uma maneira bem-sucedida de selecionar ações e compras de tempo. Birinyi identifica quatro fases em mercados que refletem a atitude do investidor e refletem os pensamentos de Templeman: relutância, digestão, aceitação e exuberância.

Fase de Relutância

A desilusão do mercado caracteriza a primeira fase de um mercado em alta, de acordo com a Revista Futures. Essa fase de "relutância" segue-se a um mercado em baixa, no qual muitos venderam suas participações para reduzir suas perdas. O público em geral tem pouca confiança no mercado, embora os preços médios e os índices preço / lucro sejam tipicamente baixos. Os investidores institucionais começam a acumular holdings para aproveitar os preços baixos.

Digestion Phase

Investidores individuais começam a retornar na segunda fase do mercado altista. O trader institucional, Ali Meshkati, observa que, ao reconhecer o potencial de desenvolvimento de um mercado em alta, os investidores estudam as ações mais uma vez. Os preços das ações, tendo aumentado por vários meses, atraem mais interesse. Nesta segunda fase, os investidores aumentam seus portfólios, o que eleva os preços. Preços crescentes criam demanda e ganância.

Fase de Aceitação

Chris Johnson escreve em seu boletim de investimento da Winning Edge que a fase de aceitação é o mais poderoso mercado em alta. Os preços das ações sobem à medida que novos investidores entram no mercado. Os IPOs se tornam populares para aproveitar o crescente interesse público em investimentos, enquanto o número de fusões e aquisições corporativas, alimentadas pela disponibilidade de capital, aumenta. A cobertura da mídia dá aos investidores indicações sobre como lucrar com a atividade do mercado. Os investidores institucionais vendem as ações que compraram na primeira fase, depois passam para a tecnologia e outras ações mais especulativas. Os fundos mútuos se beneficiam de investidores evitando veículos em dinheiro, como fundos do mercado monetário, um reflexo da confiança no crescimento sustentado do mercado.

Fase Exuberância

A fase "exuberância" é um período de volatilidade, alto volume de negociações e altas expectativas. Os investidores nesta fase de um mercado altista tornam-se especuladores que ignoram as medições fundamentais de desempenho ao escolher ações. Um sentimento primordial de que o mercado continuará a florescer prevalece. No entanto, o mercado acaba ficando lotado, deixando menos novos investidores. O fluxo de dólares sustentando o desempenho do mercado começa a gotejar e os estoques de alto desempenho começam a cair. A bolha desse estágio final explode quando os investidores percebem que o mercado se valorizou.