Efeitos Emocionais Da Transição De Um Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Deixar um emprego pode causar fortes emoções.

Deixar um emprego, por qualquer motivo, pode se tornar uma montanha-russa emocional, mesmo nas melhores circunstâncias. Entre a emoção de fazer a transição para um novo papel e a culpa de deixar seus colegas de trabalho para trás com um monte de tarefas extras, não é de surpreender que isso possa ser um período de emoções contraditórias. Transições de carreira acontecem várias vezes na vida de adultos que trabalham, devido a mudanças na economia, mudanças nos interesses de carreira, levando a maternidade ou licenças relacionadas à saúde, mudando para um novo local e se aposentando. Os efeitos emocionais comuns da transição de um emprego e como lidar precisam ser tratados de forma saudável.

Desilusão Sobre a Empresa

Quando você chegar ao final da sua corda em sua posição atual ou estiver enfrentando uma demissão, você pode estar sentindo um grande sentimento de desilusão sobre a empresa como um todo. Isso é compreensível, já que você trabalhou duro em sua tarefa e agora está saindo. As últimas semanas ou dias de trabalho podem parecer uma eternidade, mas você pode melhorá-las concentrando-se em seu trabalho e nos excelentes colegas de trabalho que conhece.

Excitação sobre uma promoção

Com uma promoção de emprego, você pode estar ansioso para uma nova oportunidade de carreira que vem com um aumento impressionante no pagamento. Naturalmente, você está exultante com as possibilidades e as novas experiências que terá. Mas você ainda precisa terminar suas últimas semanas no antigo emprego. Use esse tempo para coletar cartas de referência e passar o tempo comemorando sua conquista com alguns amigos do trabalho.

Perda do que poderia ter sido

Ao sair de um emprego, sentimentos de perda podem se tornar esmagadores. Perguntar-se o que você pode ter conseguido ou se teria subido a escada corporativa pode atormentar você. Esses sentimentos podem ser prejudiciais à sua saúde se não forem controlados, especialmente nas semanas e meses após a perda do emprego. Os Institutos Nacionais de Saúde publicaram um artigo 2009 que indica, através de múltiplos estudos, que uma perda de emprego pode ter efeitos negativos significativos na saúde e no bem-estar. Se você está lutando com problemas físicos ou mentais como resultado da perda de um emprego, procure ajuda profissional imediatamente.

Raiva em seu chefe

Se a sua transição de emprego é devido a problemas com o seu gerente ou a equipe executiva, então você pode estar se sentindo bastante irritado com a situação. Imaginar todas as maneiras que você gostaria de dizer ao seu chefe não vai fazer você se sentir melhor; na verdade, isso apenas alimentará sua raiva e frustração. Um artigo em "Fast Company" aconselha: "A impressão que você deixa para trás é muitas vezes duradoura, e seu empregador detém a chave para a sua carreira - uma referência." Lembre-se disso e não queime nenhuma ponte quando fizer a transição. trabalho atual.

Culpa por projetos inacabados

Se você está saindo de um emprego, pode estar se sentindo culpado por não conseguir concluir os projetos iniciados. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver uma ética de trabalho forte e assumir a responsabilidade pelo trabalho que está sendo designado. Se você tem projetos que são de alta prioridade, trabalhe com seu chefe para entregá-los a um colega de trabalho capaz ou descubra se você pode trabalhar como contratado temporário no cargo para supervisionar o trabalho até o fim.