
Nossos animais de estimação não podem nos dizer que a boca deles está doendo.
Queremos o melhor para nossos cães, inclusive protegendo seus dentes. Tentamos escovar os dentes, mas nosso cachorrinho nem sempre abre a boca. O resultado é um acúmulo de tártaro que pode levar à doença periodontal. Animais de estimação também podem perder e quebrar os dentes quando mastigando seu osso favorito - e algumas raças são propensas a dentes desalinhados ou tortos. Nossos animais de estimação não podem nos dizer que a boca deles está doendo. Precisamos prestar atenção nos problemas.
Doença periodontal
De acordo com o American Kennel Club, cães tão jovens quanto 3 mostram sinais de doença oral. Placa se acumula nos dentes e endurece para formar tártaro. Se o tártaro não for removido, o resultado é gengivite ou gengivas inflamadas. Eventualmente, a doença periodontal pode se desenvolver. Bolsos formam nas gengivas criando mais lugares para as bactérias se reunirem. As bactérias podem levar a dentes soltos, abscessos e infecções. A infecção viaja através do sangue, onde pode afetar o coração, fígado e rins. Escovar os dentes do seu cão diariamente pode reduzir o acúmulo de tártaro. Alguns alimentos para cães e guloseimas podem reduzir o tártaro.
Dentes frouxos e quebrados
Além de mastigar objetos duros, a perda dentária e os dentes quebrados acontecem por causa da idade, saúde, necessidades nutricionais e falta de higiene bucal. Os incisivos são os mais propensos a quebrar. Um dente quebrado expõe as terminações nervosas, uma condição dolorosa para o cão. Partículas de alimentos podem se alojar na área causando bactérias e possíveis infecções. Evite ossos naturais. Eles são abrasivos para os dentes do cão. Escolha brinquedos de morder projetados para os dentes de um cão. Dê a sua ração de qualidade e agende-a para limpezas regulares.
Dentes desalinhados e tortos
As raças de brinquedos, especialmente, nem sempre perdem seus dentes de leite. Se os dentes do bebê não saírem, os dentes adultos podem crescer de forma desigual, causando dentes tortos. Você pode ter que remover alguns dentes de leite quando seu cão estiver com 10 a 12 semanas de idade. Nos meses 6, todos os dentes de leite devem desaparecer. Os dentes desalinhados ocorrem quando as mandíbulas superior e inferior não se alinham corretamente. O cão pode ter um overbite ou under-mordida. Isso pode causar problemas na mastigação dos alimentos.
Sinais Comuns
Como os animais de estimação não podem nos dizer que sua boca é dolorosa ou desconfortável, precisamos procurar por sinais comuns. O sinal mais reconhecível é o mau hálito. O mau hálito pode significar que há bactérias na boca. Baba, dor na boca, dificuldade em comer, sangramento nas gengivas, tíbia ou fricção na boca, dentes soltos, bem como tártaro amarelo e marrom nos dentes são sinais de que o seu cão provavelmente tem problemas com os dentes. Apenas um veterinário pode fazer o prognóstico final.




