Consequências Da Discriminação No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A discriminação no local de trabalho pode ter sérias consequências.

A discriminação no local de trabalho pode ter efeitos multiplicadores em uma organização. A Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA, EEOC, é responsável por fazer cumprir as leis do governo com relação aos vários tipos de discriminação no local de trabalho, incluindo idade, deficiência, raça, religião e discriminação de gênero. As consequências da discriminação podem ser devastadoras para uma organização e para os indivíduos afetados por assédio e outros atos discriminatórios. Somente em 2012, a EEOC relatou 99.412 acusações do setor privado contra empregadores por discriminação no local de trabalho.

Consequências jurídicas

Frequentemente, multas e processos judiciais resultam da discriminação no local de trabalho. Isso pode acontecer quando a discriminação não é controlada ou não é tratada adequadamente por um gerente ou outro funcionário da empresa. Os efeitos legais podem incluir despesas de litígio associadas à defesa de uma empresa contra um processo de discriminação. Se um tribunal considerar que um empregador é culpado de atos discriminatórios, ele pode ser responsabilizado por honorários advocatícios, multas e indenizações compensatórias e punitivas. Um empregador também pode precisar pagar restituição à vítima de assédio. Em 2012, a EEOC apresentou 122 processos por discriminação contra empregadores. A EEOC também realizou 240 investigações resultando em 46 assentamentos.

Produtividade reduzida

A discriminação no local de trabalho também resulta em produtividade reduzida. Isso acontece por vários motivos, incluindo a redução do moral. Os funcionários que são discriminados perdem o desejo e a motivação para trabalhar, informa a EEOC, e esses efeitos podem ser duradouros. Em seguida, o absenteísmo é comum em ambientes de trabalho onde a discriminação é prevalente. O tempo de folga da equipe para depoimentos, conferências e procedimentos judiciais também pode resultar em produtividade reduzida. A reputação da empresa e até mesmo suas vendas podem ser prejudicadas quando casos noticiosos são relatados na mídia de notícias.

Penalidades

Algumas empresas devem pagar multas severas resultantes de ações judiciais ou se não cumprirem e executarem o EEOC ou outro governo requisitos para limitar a discriminação no local de trabalho. Um exemplo seria leis de ação afirmativa que ajudam a melhorar a diversidade no local de trabalho. As empresas que trabalham diligentemente para evitar a discriminação e promover um ambiente de trabalho diverso evitarão muitas dessas consequências e se beneficiarão de ter uma cultura corporativa muito mais diversificada.

Empregado Moral

A discriminação tem consequências físicas e emocionais na força de trabalho. Muitos empregadores vêem a discriminação em termos de encargos financeiros, mas podem ter impactos tremendos na saúde física e emocional dos funcionários. Isso é verdade para os funcionários imediatos afetados, mas pode ter efeitos em cascata sobre outras pessoas por dias, semanas e meses. Muitas vezes, a discriminação não é um evento isolado. A EEOC relata que funcionários em locais de trabalho que foram palco de discriminação sofrem ansiedade, depressão e estresse. Essa situação pode levar os funcionários a buscar outro emprego, aumentando os custos da empresa para recrutamento e treinamento de novas pessoas.