O Tênis Aumenta O Tamanho Do Músculo?

Autor: | Ultima Atualização:

Existem mais de 600 músculos esqueléticos no corpo humano.

Entre os diferentes tipos de músculos do corpo humano, são os músculos esqueléticos responsáveis movimento diário e são geralmente focados em fitness e condicionamento. Existem vários fatores que podem estimular um aumento no tamanho muscular, mas o estímulo mais comumente conhecido é o exercício. Embora o treinamento de resistência seja a principal forma de exercício ligada ao crescimento muscular, o tênis também pode aumentar o tamanho dos músculos até certo ponto

Como o crescimento muscular acontece

Um aumento no tamanho, circunferência ou massa muscular é chamado de hipertrofia. Como a Universidade da Califórnia em San Diego relata, quando você se exercita, a hipertrofia ocorre em resposta a reações neurais, genéticas e proteicas em seu corpo. A reação neural envolve um aumento gradual na maneira como seus nervos estimulam a contração muscular. À medida que seus nervos experimentam crescentes demandas de contração por meio do exercício, seus genes começam a ditar como outras substâncias envolvidas no crescimento muscular - como as proteínas - responderão. A proteína é a principal substância usada para aumentar as fibras musculares, o que equivale ao aumento do tamanho muscular. No entanto, são os seus genes que determinam como e quanto proteína é produzida e usada para construir músculos. De acordo com a Universidade da Califórnia, San Diego, enquanto um aumento na força muscular através do exercício pode ser detectado em poucos dias, pode demorar alguns meses para começar a hipertrofia.

Efeitos do Tênis

Devido às exigências físicas exigidas para movendo-se ao redor da quadra de tênis, o tênis é amplamente conhecido por seu condicionamento cardiovascular. No entanto, jogar tênis também afeta os músculos esqueléticos, aumentando a força muscular e resistência em maior grau, mas o tamanho do músculo em um grau muito menor. A hipertrofia estimulada pelo tênis é geralmente limitada a músculos específicos, em oposição aos principais grupos musculares gerais. Por exemplo, como aponta o "The New York Times", jogar tênis desenvolve a musculatura do ombro da frente, mas tem pouco efeito sobre os músculos das costas.

Treinamento de resistência e nutrição

Embora o tênis possa oferecer um grau de hipertrofia, resistência treinamento e nutrição são mais comumente recomendados para facilitar a construção muscular. Como publicado pela Harvard Health Publications, o treinamento de resistência geralmente envolve o uso de pesos livres, faixas de resistência, aparelhos de musculação ou outros equipamentos que ofereçam resistência direcionada. E de acordo com a Muscle & Strength.com, a nutrição do fortalecimento muscular inclui a ingestão de proteínas e carboidratos complexos em todas as refeições; evitando açúcar, gordura excessiva e sal; e tomando suplementos nutricionais voltados para o fisiculturismo, como creatina, glutamina e whey protein.

Benefícios para a saúde

Além dos benefícios cardiovasculares gerais e alguns benefícios para a construção muscular, a Cleveland Medical Clinic relata que jogar tênis oferece muitos outros benefícios. benefícios para a saúde, incluindo redução da pressão arterial, redução do estresse e diminuição do número ou intensidade dos sintomas de doenças crônicas, como diabetes e artrite. Além disso, de acordo com a Associação de Tênis Profissional dos EUA, aqueles que praticam tênis pelo menos três horas por semana a um ritmo moderadamente vigoroso reduzem o risco de morte por problemas relacionados à saúde em 50%.