Os Gatos Sabem Como Você Está Se Sentindo?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos podem sentir suas emoções.

Seu gato cutuca seu rosto ou afaga quando está triste? Ele se esconde em seu lugar favorito quando você está bravo ou discutindo com o outro? Seu amigo felino conhece suas emoções e muitas vezes pode ser o companheiro que você precisa quando está se sentindo triste.

Um Sistema Intuitivo

Gatos e humanos têm composições hormonais, neurológicas e genéticas similares. Não, seu gato provavelmente não vai te arranhar quando estiver com raiva. Mas expressamos emoção de formas semelhantes. Para os humanos, o choro pode sinalizar tristeza. Para o seu companheiro felino, um desprezo pode estar em ordem. Eles são, afinal de contas, criaturas independentes. Os gatos são até conhecidos por expressar pesar pela morte de um dono amado.

Sintetizando em seu gato

Seu gato tem um senso de visão e olfato intensos, o que o ajuda a sintonizar suas emoções. Mas quão bem você conhece seu felino favorito? Cada gato é diferente, mas há sinais comuns. O olhar em seus olhos, a posição e o tom de suas orelhas dizem muito. Se o seu gato parece azul, fale com ele. Gatos respondem a vozes positivas. Fluffy também mostra felicidade arqueando as costas para cima e para baixo enquanto você está acariciando-o. Se ele se agacha no chão, provavelmente se sente desconfortável. Uma cauda surrada significa que seu gato está agitado e precisa de um tempo para si.

Tornando-se mais próximo do seu gato

Como um gato responsável, é importante conhecer os sentimentos do seu gato, assim como ele conhece você. Quando seu gato abraça você depois de um longo dia, lembre-se de retribuir o favor. O behaviorista animal Warren Eckstein acredita que os gatos podem ficar ansiosos ou deprimidos se não forem reconhecidos por seus donos. "Eles podem não reagir da mesma maneira, mas eles definitivamente sentem as mesmas emoções que nós sentimos", disse Eckstein.

Um debate sibilante

A questão se os gatos podem sentir nossas emoções tem sido um tópico de debate entre animais comportamentais. especialistas. É difícil medir as emoções dos animais, já que eles não têm como dizer: "Mãe, espero que você se sinta melhor". Os cientistas, de acordo com especialistas da Purina, não conseguem medir exatamente os sentimentos de um gato e, em vez disso, ignoram o comportamento e como os gatos escolhem se expressar. Mas pergunte a qualquer dono de gato. Eles podem dizer que houve mais de uma ocasião em que o amável deles amou-os.