Os Gatos Têm Um Líder De Matilha?

Autor: | Ultima Atualização:

Gatos domésticos nunca crescem completamente com um comportamento brincalhão e brincalhão.

Você provavelmente está familiarizado com a ideia de um bando de cães com uma estrita estrutura social. e um líder de matilha. Você pode se perguntar se os gatos fazem isso também. Gatos selvagens geralmente formam grandes grupos, com uma fêmea dominante no leme.

Rainhas Selvagens

Um gato selvagem cresceu sem se relacionar com humanos. Ao contrário do seu amigo felino, um gato selvagem tipicamente evita os humanos e chia ou foge se você chegar muito perto. Quando não esterilizados ou castrados, os gatos selvagens formarão uma estrutura social centrada em torno do acasalamento. Uma fêmea, ou rainha, frequentemente viverá em um grupo de apoio com outras fêmeas e seus gatinhos. Esses grupos jogarão juntos, cuidarão uns dos outros e defenderão seu território. Gatos fêmeas ocuparão pequenos territórios que normalmente se sobrepõem a outras fêmeas selvagens. A fêmea sexualmente ativa mais velha tipicamente assume o papel de fêmea dominante.

Feral Toms

Um gato de tom, ou macho sexualmente ativo, tem muito mais dificuldade na vida. Ele passará a maior parte de sua vida sozinho, vagando por um grande território à procura de um companheiro. Você provavelmente já viu um tom feroz com uma orelha rasgada ou cicatrizes faciais. Ele provavelmente os obteve durante as batalhas pelo território com outros machos. Quando ele encontrar uma rainha no cio, ele tentará acasalar com ela. No entanto, se a atenção não for desejada, a fêmea irá mandá-lo embalando, golpeando-o e rosnando para ele. Pode levar várias horas para uma rainha se aquecer para um tom e permitir que ele se acasale com ela. Uma vez terminada a ação, o macho segue seu caminho para semear a sua semente, e a rainha levantará seus gatinhos sem ele.

Líder da Matilha

A rainha dominante terá os melhores lugares de dormir e os primeiros dibs em comida. Ela também terá sua escolha de locais para ter seus gatinhos. Ela terá primeiro direito sobre as áreas de caça que fornecerão mais presas. As rainhas submissas podem ajudar a rainha dominante com sua ninhada, trazendo-lhes comida ou ajudando-as a cuidar delas. Os toms não costumam participar dessa estrutura social. Embora esse comportamento social seja mais evidente em grupos de gatos selvagens, também é observado às vezes em santuários. Estas são grandes áreas onde muitos gatos vivem juntos, mas são alimentados e cuidados pelos seres humanos.

O Gato da Casa

Seu gatinho doméstico não formará a mesma hierarquia social que seus primos selvagens, mas ele pode exibir versões modificadas deste comportamento. Desde que ele provavelmente foi corrigido, ele não tem o impulso sexual que é o motivo para esses grupos sociais. Para não mencionar, ele não tem que caçar por comida ou criar uma ninhada de gatinhos. Gatinhos vão procurar a companhia de outros animais de estimação em casa, bem como o seu amor e atenção. Uma vez que o gatinho tenha crescido e estabelecido seu território, ele estará cansado de qualquer novo animal de estimação na casa e procurará estabelecer seu domínio. Se você já viu um gatinho de costas na frente de outro gatinho, esse é um tipo de comportamento submisso. Os gatos domésticos são fundamentalmente diferentes de seus primos selvagens, pois nunca crescem com aquela necessidade de brincar e contato tátil.