Coordenadores X Gerentes

Autor: | Ultima Atualização:

Coordenadores e gerentes são os mesmos em muitas empresas.

Ao longo de sua carreira, você verá trabalhos anunciados com a palavra “coordenador” ou “gerente” no título . Dependendo do tamanho da empresa, ambos podem ser o principal cargo em uma área específica, como recursos humanos ou marketing, ou posições de nível inferior relatando a um chefe de departamento. Entender como esses títulos são usados ​​o ajudará a crescer dentro de sua empresa e a se candidatar aos empregos certos quando estiver pronto para agir.

Títulos

Quanto menor a empresa, menos títulos formais são. Alguns títulos são dados em vez de pagamento para ajudar um funcionário a expandir um currículo ou facilitar o gerenciamento de subordinados. Muitos empreendedores não entendem o significado de diretores, gerentes e coordenadores em grandes empresas, dando aos seus empregados títulos que podem prejudicá-los em futuras buscas de emprego. Em geral, um diretor dirige um departamento, um gerente faz a maior parte da execução do planejamento de um diretor, enquanto um coordenador faz com que muitos dos detalhes menos qualificados funcionem enquanto assiste um gerente. Pensar nas raízes do “diretor”, “gerente” e “coordenador” pode facilitar a compreensão dessas posições. Um diretor dirige ou fornece orientação, principalmente no que se refere à visão estratégica, planejamento e estabelecimento de metas. Um gerente gerencia tarefas específicas, enquanto um coordenador coordena as várias partes necessárias para completar uma tarefa

Coordenadores

Em grandes empresas com diretores e gerentes, um coordenador é semelhante a um cargo de assistente, com pouca autoridade. Um diretor de marketing pode decidir que a empresa deve realizar uma corrida de 5 mil para promover um novo produto. Ela definirá as metas da corrida, incluindo o tipo de participante que a empresa deve atingir, quanto orçamento deve ter e quanta exposição na mídia deve gerar. Ela entregaria o planejamento e a execução do evento ao gerente. O gerente iria pesquisar toda a logística e negociar contratos, e então entregar tarefas simples, mas importantes, ao coordenador. Por exemplo, o coordenador pode ser responsável por encomendar camisetas, placas, mesas contornadas, bebedouros, sacos de boas-vindas e bufê. Em empresas menores, o coordenador pode liderar um departamento, lidando com todos os aspectos da área. Nesse cenário, o coordenador de marketing sugeriria uma corrida de 5 km até o proprietário e, então, seria responsável por lidar com todos os aspectos dela.

Gerente

Um título de gerente geralmente vem com alguma responsabilidade de supervisão da equipe. Isso pode ser a principal responsabilidade de um gerente. Por exemplo, um gerente de loja pode ser responsável por supervisionar o trabalho do pessoal da loja, certificando-se de que eles abrem e fecham a loja a tempo, realizam o trabalho corretamente, obtêm o treinamento necessário e recebem suas revisões anuais. Em outros casos, um gerente pode gerenciar principalmente uma função específica, como contabilidade ou recursos humanos. Em pequenas empresas, um gerente pode administrar um departamento inteiro sem funcionários. Nesta situação, o título é muitas vezes intercambiável com o coordenador. Se a pessoa tem pessoas trabalhando com ela, ela pode ter um cargo de gerente.

Career Path

À medida que você trabalha subindo a escada, negocie títulos que ajudem a construir seu currículo. Se você está na equipe e recebeu a responsabilidade de lidar com as tarefas por conta própria, considere pedir uma posição de coordenador. Isso pode valer mais do que um pequeno aumento se isso puder ajudá-lo a conseguir um emprego maior em outro lugar, ou entrar na fila para um emprego de gerente em seu local de trabalho. Se você é o chefe de fato de uma área, peça um título de gerente. Não custa nada à sua empresa e ajuda-os a fortalecer sua cadeia de comando. Depois de ter mais de uma camada de equipe trabalhando sob você, peça uma posição de diretor. Em situações em que você gerencia mais de uma função, isso é especialmente apropriado. Por exemplo, se você lidar com as finanças da sua empresa e supervisionar a equipe de contabilidade e recursos humanos, peça uma posição de diretor. O mesmo vale para uma posição de marketing que supervisiona a equipe de publicidade, promoções e relações públicas.