Os Gatos Podem Torcer Seus Tornozelos?

Autor: | Ultima Atualização:

Só porque eu posso dobrar minha perna como esta não significa que eu seja indestrutível.

Apesar de suas acrobacias ágeis, os gatos ocasionalmente se machucam. Assista seu amigo felino com cuidado. Ele pode estar andando engraçado - rigidamente ou com um mancar, por exemplo. Você pode não ser capaz de analisar se seu gato esticou, torceu ou quebrou uma perna, mas será óbvio se ele estiver machucado.

A Caminhada do Gato

Há apenas um par de razões para suspeitar que seu gato tem uma torção ou lesão no tornozelo: ele está andando engraçado ou com dor. O primeiro é óbvio. Seu gato vai tropeçar, endurecer, balançar, sacudir, arrastar ou evitar andar no tornozelo ofensivo. Este último pode ser mais sutil. Seu gato pode parar de se preparar, ficar fraco, se lamber obsessivamente, manter posturas estranhas ou, no extremo do espectro, berrar ou chiar quando você toca o tornozelo. Se você acha que seu gato está machucado ou machucado, ele provavelmente está - ou assim diz o Institute for Laboratory Animal Research. Contacte o seu veterinário o mais rapidamente possível

Lesões

Embora este tipo de lesão seja mais comum em cães e cavalos, os gatos podem, de facto, torcer os tornozelos. As entorses são lesões articulares causadas por estiramento ou ruptura súbita do ligamento. Eles podem causar dor ao longo da articulação, inchaço dos tecidos e claudicação temporária, de acordo com a WebMD. Qualquer coisa, desde uma queda desagradável até uma briga de gatos, pode causar uma torção. Independentemente disso, um incidente súbito e agudo provavelmente será o culpado. Existem três graus de entorses. O primeiro envolve ligamento mínimo ou ruptura de fibras, o segundo envolve ruptura parcial do ligamento e o terceiro, ruptura completa do ligamento. Esses tipos de lesões podem aparecer para curar, mas reocorrerem ou levar à osteoartrite secundária, de acordo com o "Manual de Pequenos Antropoisédicos".

Diagnóstico

Se você acha que seu gato tem uma torção no tornozelo, consulte um veterinário. Sem consulta profissional e raios-x, é difícil descartar fraturas ósseas ou luxações. Andar engraçado e dor também podem ser sintomas de outras questões além de entorses. Artrite, diabetes ou problemas neurológicos podem ser todos culpados. Pode levar vários testes e exames para identificar um diagnóstico. Dependendo da situação, o seu gato pode precisar de analgésicos felinos, medicamentos anti-inflamatórios ou até mesmo cirurgia. Com tratamento adequado ou gestão, seu gato pode ser capaz de recuperar sua marcha natural. Quanto mais cedo você levar seu gato ao veterinário, mais rápido você pode obter um diagnóstico e saber seu prognóstico.

Notas do pé

Se você for instruído a gelar o tornozelo do gato, cubra o saco de gelo ou o pacote de resfriamento com um toalha e aplicar não mais do que 15 minutos a cada hora. Se você deixá-lo por mais tempo do que isso, você pode causar danos nos tecidos. Os tornozelos do seu gato podem não estar exatamente onde você pensa que estão. Gatos andam em seus metatarsos, o que é como andar na ponta dos pés. Nas pernas dianteiras, o tornozelo é a segunda curva de suas patas. O mesmo acontece com as patas traseiras, embora esse ponto esteja mais atrás das patas dos gatos, devido aos seus longos ossos das pernas posteriores.