Os Gatos Podem Ficar Doentes De Mofo?

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha o alimento do seu gato em um recipiente fechado para manter a umidade e mofo.

O cheiro desagradável vindo de um porão úmido e o odor rançoso de leite expirado são o resultado do crescimento de mofo. Embora esses fungos sejam componentes-chave de muitos ecossistemas naturais, alguns tipos representam um sério risco para a saúde dos animais. Mantenha seu gatinho longe de alimentos e ambientes mofados

Molde preto tóxico

O molde preto tóxico (Stachybotrys chartarum) é um molde perigoso. Este fungo cresce em áreas escuras e úmidas da casa e é particularmente comum em climas úmidos. Recentemente, casas inundadas são conhecidas por abrigar o crescimento de fungos negros não vistos dentro de paredes e pisos, de acordo com o RTK Environmental Group. A inalação de esporos de bolor negro leva a problemas respiratórios e cardíacos com risco de vida em humanos. Gatos expostos aos esporos podem sofrer de hemorragia pulmonar, uma condição mortal caracterizada por sangramento intenso nos pulmões do animal. Leve o seu gatinho ao veterinário imediatamente se a tosse do seu gatinho produzir sangue.

Aspergilose

O bolor negro tóxico não é o único fungo que pode infectar o seu gato. Um grupo de moldes do gênero Aspergillus também são parasitas em potencial que prosperam dentro do corpo do seu animal de estimação se tiverem a oportunidade. Seu gatinho pode ficar doente depois de inalar esporos flutuantes liberados por colônias de fungos. Aspergillus ocorre tanto dentro de casa como em ambientes externos. Ele também pode contaminar os alimentos, por isso mantenha o seu gato longe de lixo contendo carne estragada, legumes e laticínios. Gatos adultos saudáveis ​​raramente são infectados pelo fungo, mas gatinhos e gatos com condições imunológicas crônicas têm um risco muito maior de ficar doente após a exposição aos esporos, de acordo com VCA Animal Hospitals. Corrimento nasal escorrendo, fraqueza corporal e respiração ofegante são sinais de que Aspergillus se infiltrou nos pulmões e seios do seu gatinho.

Alergias

Espirros, olhos lacrimejantes e outros sintomas de alergias não são divertidos para o seu gato, e é muito possível que mofo é a razão pela qual ele não está se sentindo ótimo. O mofo é um dos vários alérgenos ambientais comuns. A exposição a esporos de fungos causa sintomas persistentes em gatinhos alérgicos, mas alguns gatos são particularmente suscetíveis e podem ter uma reação severa em questão de segundos. Mova seu gato para uma sala limpa e seca até levá-la ao veterinário para um check-up. Levá-la imediatamente se ela está respirando com dificuldade ou tem dificuldade em se levantar. Se o veterinário descartar infecções virais e outros alérgenos comuns, ele poderá identificar o mofo como a causa do desconforto do seu gatinho. Mande testar a sua casa para o molde e contacte um profissional para que o material afetado seja limpo ou substituído.

Ingestão

O molde certamente torna o cheiro e o sabor dos alimentos ruim, mas também pode transformá-lo em veneno mortal. Alguns moldes liberam substâncias químicas chamadas micotoxinas, que não combinam bem com o estômago do seu animal de estimação. Enquanto os gatos instintivamente evitam alimentos estragados, eles podem consumir de bom grado a substância desejável, como queijo ou creme azedo, mesmo que seja mofado, de acordo com a SPCA. Se o seu gatinho começar a ter espasmos musculares ou tremores no corpo, leve-o ao veterinário ou ao hospital veterinário o mais rápido possível. Convulsões e outros sintomas que ameaçam a vida podem se desenvolver quando as micotoxinas envenenam o corpo do seu gato.

Moldes não-tóxicos

Embora o crescimento de fungos em sua casa não seja bom, não comece a evacuar depois de encontrar alguns pontos atrás do geladeira. Apenas um punhado de espécies de fungos é tóxico para pessoas e animais de estimação, por isso, problemas sérios de saúde causados ​​pela exposição ao fungo são muito raros em gatos. A maioria dos mais de 100 mil tipos de mofo não é particularmente perigosa, de acordo com a National Association of Realtors. Limpe pequenas manchas de mofo com sabão ou detergente, e mantenha seu olho em seu gatinho para sinais de alergias ou doenças. Algumas empresas oferecem serviços de testes de qualidade do ar para identificar esporos perigosos e outras toxinas em sua casa.