O Bicarbonato De Sódio Pode Prejudicar Os Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

É improvável que seu gato coma uma quantidade tóxica de bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é usado em produtos para animais e humanos, desde pastas de dente a ninhadas. É um item útil para manter em mãos em uma caixa de tamanho industrial, mas mantê-lo fora do alcance de seu gato e seus filhos. Com bicarbonato de sódio, muita coisa boa pode ser perigosa

Demasiada é tóxica

Bicarbonato de sódio em pequenas quantidades é bom para o seu felino ingerir, acidentalmente ou se o seu curioso gatinho decidir mordiscar propósito. Em grandes quantidades, no entanto, bicarbonato de sódio pode prejudicar o equilíbrio químico do seu gato. Isso pode resultar em baixos níveis de potássio, baixo ou alto sódio ou outra irregularidade eletrolítica, espasmos musculares e possivelmente insuficiência cardíaca.

Quanto é demais

Não é motivo para alarme se seu gato acidentalmente engolir algum bicarbonato de sódio enquanto você está escovando os dentes, ou lambendo as patas depois de usar lixo que contém bicarbonato de sódio. Levaria muito mais bicarbonato de sódio - sobre uma xícara de medição cheia - para causar uma emergência médica. Bicarbonato de sódio não tem gosto suficiente para um ser humano querer comer isso de uma vez, então é improvável que seu gatinho coma quantidades perigosas.

Uso seguro de bicarbonato de sódio

Além de desodorizar a ninhada do seu gato e mantendo os dentes saudáveis ​​e limpos, você pode usar bicarbonato de sódio para acalmar sua pele se ela for mordida ou picada por um inseto. A alcalinidade do refrigerante irá aliviar a coceira de uma picada de inseto ou aliviar a dor de uma picada. Basta misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água suficiente para fazer uma pasta e colocar um pouco na área irritada.

Se você suspeitar de uma overdose

Se você encontrar seu gatinho com o nariz na caixa de bicarbonato de sódio e você acho que ela pode ter comido uma quantidade perigosa, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Ele deve vê-la imediatamente para testar seus níveis de potássio, cálcio e sódio e, se necessário, ele pode dar-lhe um soro para mantê-la hidratada. Se você não tem certeza se o seu gato comeu uma quantidade tóxica de bicarbonato de sódio, procure olhos encovados, boca seca, exaustão, perda de elasticidade da pele, espasmos musculares e desorientação.