Botfly Maggot Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Desde o incidente do botfly, eu fico em casa.

Não há nada mais grosseiro do que uma larva botfly em um gato. Se você já viu um, você sabe que não é exagero. É como um filme de ficção científica, com um alienígena vivendo dentro de seu gatinho. Felizmente, o seu veterinário pode ajudar a livrar-se deste visitante mais indesejado.

Cuterebra

Embora o cuterebra seja o nome científico dos vermes botfly, não há nada de engraçado neles. Também conhecidas como warbles, as larvas da mosca se desenvolvem no tecido de um hospedeiro animal, que inclui animais domésticos, como gatos, cães e cavalos. Os felinos geralmente pegam o cuterebra quando estão caçando fora. As borboletas normalmente põem ovos perto da frente das tocas de coelho ou roedor.

Sintomas

Em gatos, as larvas geralmente se enterram na pele ao redor do pescoço e da cabeça. À medida que cresce, você pode notar um inchaço nessa área. Se você olhar bem de perto, poderá ver um pequeno orifício que o cuterebra respira. Nunca tente "arrancar" o cuterebra de Kitty como se fosse uma espinha de inseto. Se você observar qualquer tipo de inchaço no seu gato, entre em contato com o veterinário imediatamente. Às vezes, as larvas não ficam no nível cutâneo, mas acabam em algum outro lugar no corpo de Kitty, como seu cérebro. Se for esse o caso, os primeiros sintomas podem ser um derrame aparente ou até a morte. Se o seu gato ao ar livre parece ter um derrame, tenha em mente que ele pode ser um cuterebra. Outros sintomas de cuterebra dentro de Kitty incluem cegueira repentina, desorientação e sinais de comprometimento neurológico

Tratamento

Se as larvas ainda estiverem dentro de Kitty, seu veterinário faz a depilação e entorpece a área e a remove cirurgicamente. Essa é a parte realmente grosseira, vendo essa coisa enorme sair da querida gatinha. Depois de extrair a criatura, seu veterinário libera a ferida. Ela vai prescrever antibióticos para prevenir a infecção. Às vezes, você pode encontrar Kitty com um grande buraco em sua cabeça ou pescoço desde o cuterebra já surgiu. Você poderia confundi-lo com um abcesso. Levá-lo ao veterinário para ter a área limpa e antibióticos prescritos. Gatos com cuterebra cutânea geralmente se recuperam totalmente. Se a criatura está dentro do cérebro de Kitty, pulmões ou outros órgãos, essa é uma história diferente. A cirurgia geralmente não é uma opção nessa situação. Seu veterinário pode usar a ivermectina de desparasitação de amplo espectro para matar o parasita, mas a recuperação de Kitty depende de vários fatores.

Prevenção

A melhor maneira de evitar que essa criatura desagradável cresça dentro de seu animal de estimação é manter Kitty dentro de casa. Isso também o mantém a salvo de outros perigos, como carros, cães soltos e outras ameaças felinas.