Quando Cachorros Estão Prontos Para Serem Levados Da Mãe?

Autor: | Ultima Atualização:

A separação precoce leva a um cão mal socializado.

Fotos de filhotes recém-nascidos têm uma maneira de fazer você querer um filhote. Criadores escrupulosos saberão a importância de manter os filhotes com a mãe por pelo menos oito semanas, e devem ser firmes a respeito disso com você, não importa o quanto você esteja interessado em levar seu filhote para casa.

Por que oito semanas?

Um cachorrinho precisa da mãe dele. Se ela não estiver por perto, ele não pode completar todos os principais estágios de desenvolvimento que garantem um cão adulto estável que socializa bem e tem bons hábitos alimentares. É claro que o criador do filhote também desempenha um papel importante no processo, mas mamãe sabe quando os filhotes precisam ser desmamados e também mostra o básico da obediência. Além disso, os olhos do filhote não abrem até que ele tenha entre 2 e 3 semanas de idade, e ele só começa a ficar móvel à medida que sua visão se desenvolve. Nas próximas semanas ele tem que aprender muito que pode ser dividido em etapas, nenhuma das quais deve, idealmente, ser perdida removendo o filhote da ninhada.

Obtendo o celular

Agora que o cachorro pode ver e se mover um pouco, ele começa a reconhecer seus irmãos, sua mãe e as pessoas ao seu redor. No espaço de uma semana - entre as semanas 3 e 4 - o filhote passa pelo rápido desenvolvimento sensorial e este é o ponto de partida para ele aprender a ser um cão. Neste estágio, os filhotes não gostam de nenhuma mudança repentina, ou coisas como ruídos altos. Essencialmente, qualquer coisa negativa que ocorra em torno do filhote neste estágio de desenvolvimento pode ter um efeito adverso em sua personalidade e desenvolvimento futuro.

Aprendendo a Brincar

Entre 4 e 7 semanas ele progride bastante. Na semana 4 ele começa a se socializar com o resto da ninhada. Enquanto aprende a brincar com os outros filhotes, ele também descobre que morder não é aceitável. Sua mãe começa a ensinar seus filhotes algumas maneiras básicas, particularmente aceitando-a como líder do bando, um papel que o dono terá que assumir quando vier morar com você. Sua mãe também vai começar a desmamar ele na semana 4 e ele se acostuma a ter comida para filhotes. Os criadores costumam manipular os filhotes diariamente para que eles se acostumem a entrar em contato com as pessoas, mas mesmo assim os filhotes não devem ser separados da mãe por mais de 10 minutos.

Efeitos da separação precoce

Segundo Charlie LaFave Possuído por Pugs, um filhote que é separado de sua mãe antes de 7 semanas é muitas vezes nervoso, propenso a latidos excessivos e mais propensos a morder. Também é provável que ele seja difícil de treinar e não se socialize bem com outros cães ou pessoas. Idealmente, quanto mais tempo o filhote ficar com a mãe após 8 semanas, mais bem ajustado ele estará. Uma nota final: o Animal Law Center na compilação das leis estaduais dos Estados Unidos da Michigan State University sobre a idade legal para vendas de filhotes mostra que, na maioria dos estados, as vendas antes de 8 semanas são ilegais.