Qual É A Diferença Entre Ações Preferenciais E Ações Ordinárias?

Autor: | Ultima Atualização:

As ações ordinárias e preferenciais representam a participação em uma empresa.

Todo investimento envolve algum risco e, como diz o velho ditado, quanto maior o risco é maior a recompensa. Quando se trata de determinar se você quer investir seu dinheiro em ações ordinárias ou ações preferenciais, você deve considerar o nível de risco que você está disposto a assumir. As ações preferenciais geralmente envolvem menos risco do que as ações ordinárias, mas esse risco limitado também limita as possíveis recompensas.

Propriedade

Todas as ações, comuns ou preferenciais, representam a propriedade de uma empresa. Cada ação representa uma parte proporcional da propriedade. Isso significa que, se uma empresa emitir 100.000 ações, e você possuir 1.000 ações, você possui 1% da empresa e terá direito a participar do 1% dos lucros e prejuízos da empresa.

Dividendos

Dividendos representam lucros pagos aos acionistas. O conselho de administração da empresa é responsável por determinar se a empresa pagará um dividendo aos detentores de ações ordinárias e o valor do dividendo. Esses dividendos, se declarados pelo conselho de administração, são normalmente pagos trimestralmente. As ações preferenciais geralmente vêm com um dividendo fixo anexado. Isso significa que a empresa pagará um dividendo fixo, geralmente declarado como percentual do preço de emissão das ações preferenciais, aos detentores de ações preferenciais a cada trimestre, independentemente da lucratividade da empresa, e se os detentores de ações ordinárias receberão dividendos ou não. O dividendo sobre ações preferenciais pode ser suspenso pelo conselho de administração, mas somente se eles cortarem primeiro o dividendo de ações ordinárias.

Tratamento Preferencial

Ações preferenciais envolvem menos risco do que ações ordinárias porque são tipicamente emitidas no valor de liquidação da empresa e paga uma taxa fixa de dividendos. Uma vez emitido, o preço de mercado das ações preferenciais tende a acompanhar as taxas de juros prevalecentes, e não os fatores externos que comumente afetam o preço das ações ordinárias. No caso de liquidação da empresa, os detentores de ações preferenciais recebem tratamento preferencial na distribuição de ativos. Os obrigacionistas seriam pagos primeiro, os detentores de ações preferenciais seriam pagos em seguida e quaisquer ativos remanescentes seriam divididos entre os detentores de ações ordinárias.

Vantagens Comuns de Ações

As ações preferenciais podem ser uma boa opção para investidores interessados ​​em um fluxo constante. renda previsível, mas que também preferem ter investimentos de capital em vez de investimentos em dívidas, como títulos. O potencial de valorização do capital é limitado em ações preferenciais devido à taxa de dividendos fixos e à avaliação de liquidação usada para precificar originalmente as ações, mas a valorização do capital é possível no mercado aberto. Ações ordinárias têm potencial ilimitado de valorização de capital. Também tem o potencial de aumentar os pagamentos de dividendos, enquanto a taxa de dividendos sobre ações preferenciais é fixa. Os detentores de ações ordinárias normalmente têm o direito de votar no conselho de administração da empresa a uma taxa de um voto por ação. As ações preferenciais geralmente não fornecem aos acionistas direitos de voto.