Comportamentos Que Levantam Questões Éticas No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Compartilhar uma bebida com um concorrente é OK - compartilhar informações confidenciais não é.

Comportamentos éticos de trabalho são importantes. Empresas com boa reputação são vistas pelo público como sendo éticas e íntegras. As empresas que operam fora dos limites éticos ou seguem uma linha tênue quando se trata de práticas éticas podem perder clientes e participação de mercado. Se uma empresa caminha nessa linha ou a evita depende da conduta ética de seus funcionários. Se você quer proteger sua empresa - e, por padrão, seu trabalho - evite fazer qualquer coisa que coloque em questão sua própria ética.

Integridade pessoal

Atitudes e comportamentos de trabalho são sinais de sua integridade pessoal. Se você não respeitar as regras e políticas da sua empresa, os colegas verão que seus valores não coincidem com os valores da empresa, e seu senso de ética pode ser visto como fora de sincronia. Outros indicadores que você pode ter para reduzir os padrões éticos de trabalho podem incluir mentir, ser egoísta e deixar que seus preconceitos pessoais afetem sua disposição e capacidade de colaborar com os outros.

Lidando com Clientes

Em vendas, levar um cliente para almoçar é comum, mas jantar e fazer um show é questionável. Pagar um cliente para viajar para um dos locais da sua empresa pode ser uma despesa comercial válida, mas concordar em pagar pela família do cliente nunca é OK. Mover o filho ou a filha de um cliente para a frente da fila para um trabalho ou estágio pode soar como um gesto inocente, mas pode levar as práticas de contratação de sua empresa a um incêndio - e fazê-lo ser demitido ao longo do caminho.

Lidando com Fornecedores

Às vezes você pode encontrar-se na recepção de presentes e tratamento especial, especialmente se você estiver em compras. Os colegas notarão você usando jaquetas com logotipos, indo a eventos esportivos ou outros locais e fazendo longos almoços. A concessão de contratos a vendedores que o fazem de presente fará com que pareça que eles compraram sua fidelidade, independentemente de sua capacidade de fornecer à sua empresa os melhores produtos ou serviços com o melhor valor. Você pode ser amigo de um fornecedor fora do trabalho, mas no trabalho você nunca deve deixar a amizade - ou os presentes - nublar seu julgamento.

Conversando com os concorrentes

Se você é amigo de alguém em uma empresa concorrente ou encontra concorrentes durante eventos de networking e conferências profissionais, você deve estar sempre atento a quais informações você compartilha e quais tópicos você discute. A divulgação de informações confidenciais coloca em questão sua ética e pode prejudicar sua empresa. Você também deve evitar discussões relacionadas a preços, preferências de fornecedores e regiões ou territórios. Cada um desses tópicos pode indicar que você está prestes a violar leis antimonopólio que proíbem concorrentes de trabalhar em conluio.

Gerenciando pessoas

Os gerentes devem servir como exemplos para seus funcionários, mas às vezes é o gerente que precisa ver alguns exemplos. Embora os gerentes possam exibir qualquer um dos comportamentos já observados, eles têm a responsabilidade adicional de fornecer liderança ética aos funcionários. Os gerentes que tratam alguns membros da equipe melhor - ou pior - do que outros por razões diferentes do desempenho e da capacidade podem estar exibindo um comportamento tendencioso e antiético. Esses comportamentos traçam uma linha tênue entre antiético e ilegal, potencialmente violando leis trabalhistas com o objetivo de nos proteger de assédio e tratamento injusto.