Qual É A Responsabilidade Do Banco Se Houver Roubo De Identidade?

Autor: | Ultima Atualização:

Os consumidores estão protegidos contra uma variedade de perdas de identidade.

Segundo a Federal Trade Commission, o roubo de identidade está aumentando. O roubo de identidade pode incluir alguém que se faz passar por você financeiramente ou rouba suas informações financeiras e as usa para drenar sua conta bancária ou acumular dívidas. Com mais transações financeiras ocorrendo pelo telefone e pela Internet, é mais fácil do que nunca para os ladrões roubarem sua identidade. A boa notícia é que você, como consumidor, está protegido por leis federais e estaduais contra perdas por roubo de identidade.

Cheques fraudulentos

Se o seu talão de cheques for roubado ou alguém ordenar cheques em sua conta sem o seu conhecimento, você estão protegidos sob a maioria das leis estaduais para tudo, exceto uma pequena perda. É responsabilidade do banco garantir que todos os cheques tenham sua assinatura verdadeira. O banco também é responsável por verificar qualquer mudança de endereço que permita que um ladrão ordene cheques enviados para um endereço diferente. No entanto, você é responsável por notificar o banco imediatamente se você perdeu seu talão de cheques ou se ele foi roubado. Você pode verificar as leis do seu estado revisando o site da sua agência de proteção ao consumidor do estado.

Contas bancárias não autorizadas

Se alguém abrir uma conta bancária em qualquer instituição financeira em seu nome sem sua autorização, você pode não saber a menos que apareça em seu relatório de crédito, que geralmente só acontece se o ladrão escreve cheques fraudulentos sem o dinheiro na conta para cobri-lo. Isso mostraria em seu relatório de crédito como dívida não paga. Esta possibilidade enfatiza a importância de encomendar uma cópia do seu relatório de crédito, pelo menos, anualmente e revendo cada item sobre ele. O gabinete do procurador geral do seu estado regula contas fraudulentas. Na maioria dos estados, você não se responsabiliza por contas abertas em seu nome.

Uso do Cartão de Crédito

É mais fácil do que nunca para ladrões se passarem por você e usar seu cartão de crédito. Eles nem precisam mais fisicamente roubá-lo; eles só precisam do número do cartão para encomendar coisas online. A lei federal restringe suas perdas no roubo de cartão de crédito a US $ 50, desde que você informe o banco ou a empresa do cartão no prazo de 60 dias a contar da emissão do extrato do cartão de crédito. Os bancos muitas vezes dão um passo além e garantem que você não terá perdas a cobrir; eles fazem isso para aumentar a confiança de seus clientes no uso dos cartões. Se o seu cartão de crédito for perdido ou roubado, avise imediatamente a empresa do cartão para evitar que ocorram perdas.

Novo Crédito

Os bancos são responsáveis ​​por garantir que qualquer pessoa que solicite crédito tenha uma identificação adequada que possa ser verificada. Sob a maioria das leis estaduais, o banco é responsável por cobrir quaisquer perdas decorrentes da falsificação de identidade. No entanto, as perdas incorridas podem às vezes ser maiores que as perdas diretas. Pode levar um tempo significativo para remover os relatórios de crédito obtido fraudulentamente do seu relatório do bureau de crédito. Enquanto isso, pode dificultar a obtenção de novo crédito para você e causar problemas por semanas ou até meses.

Protegendo a si mesmo

Embora sua responsabilidade financeira pelo roubo de identidade possa ser limitada, o melhor curso de ação é evitar em primeiro lugar. Proteja suas informações financeiras e use-as apenas em sites confiáveis. Nunca responda a e-mails que parecem vir do seu banco ou da empresa do cartão de crédito. Vá sempre diretamente ao site da empresa, em vez de clicar nos links dos e-mails. Mais importante ainda, não deixe seus cartões de crédito ou cheques fora de sua visão.