O Que Acontece Quando O Mercado De Ações Trava?

Autor: | Ultima Atualização:

O ticker-tape reportou os valores atuais do estoque na era pré-Internet.

Entre 1929 e 1932, o valor das ações caiu 80% devido a o crash de 1929. Os crashes do mercado de ações podem devastar as economias e deixar o estoque em seu portfólio sem valor. Até mesmo a diversificação de suas ações pode não protegê-lo - um colapso normalmente arrasta todos os setores do mercado de ações e afeta o resto da economia. O crash de 1929 contribuiu para a Grande Depressão, por exemplo.

Panic

Se uma pessoa fica nervosa com o mercado e vende suas ações, outra pessoa com mais confiança geralmente tira as ações. Quando as bolsas de valores caem, isso não acontece: todo mundo está nervoso, todo mundo quer vender e ninguém quer comprar. Um crash pode começar com alguns investidores vendendo ações e depois saindo em espiral: outros investidores entram em pânico e decidem vender também, os preços despencam mais rápido e isso faz com que mais investidores tentem vender. Quando a espiral parar, os estoques podem valer uma fração do seu valor anterior.

Efeitos

Quando a bolsa cai, muitas pessoas sentem a dor. As empresas não podem mais levantar tanto dinheiro vendendo ações e podem ter que cortar o crescimento e a expansão. Os líderes empresariais tornam-se cautelosos, o que retarda a economia e aumenta o desemprego. As quebras atingem especialmente os que entram ou se aproximam da aposentadoria, já que o conteúdo do 401k e outros planos de aposentadoria pode valer menos do que o dinheiro originalmente reservado para o aposentado.

Confiança

Em um nível pessoal, muitos investidores se tornam Esquisito após um acidente. Se um investidor vê como seu portfólio despencou em valor, ela pode decidir se livrar dos estoques e se concentrar em investimentos mais seguros e de menor risco. Um estudo do crash da bolsa de valores de 2008 no "Journal of Applied Econometrics" descobriu, no entanto, que os acionistas estavam, em média, mais confiantes após o crash do que as pessoas que não possuíam ações. Indivíduos que acompanharam o mercado de ações, se possuíam ou não ações, também estavam mais otimistas, em média.

O Longo Prazo

Se você não tem que vender seus estoques imediatamente, uma quebra no mercado de ações não tem que se tornar um desastre pessoal. O mercado caiu muitas vezes, mas eventualmente os investidores começam a comprar e os preços das ações sobem novamente. Se você tem estômago para aguentar, ficar de fora sem mexer no seu portfólio pode minimizar suas perdas. Se você decidir continuar investindo, faça movimentos cautelosos: não se esforce demais, evite riscos e reduza suas perdas rapidamente se cometer um erro.