Perturbações De Penas Em Papagaios

Autor: | Ultima Atualização:

O estado das penas de seu pássaro diz muito sobre sua saúde.

Os papagaios são abençoados com penas de cores vibrantes. Apesar de sua aparência, as penas servem em vôo e protegem e isolam não apenas os papagaios, mas todas as aves. Ocasionalmente, um papagaio pode desenvolver um distúrbio de penas causado por vírus, bactérias, doenças ou ferimentos. Embora a perda de penas geralmente não seja fatal, pode indicar uma condição de saúde grave

Abnormal Molt

A muda é uma ocorrência natural em aves que faz com que penas antigas caiam e novas penas apareçam. Uma combinação de mudanças hormonais e sazonais dita a muda. Em casos normais, as aves perdem o mesmo número de penas em ambos os lados do corpo, mantendo sua capacidade de voar e permanecer aquecidas. Vários fatores podem causar estragos no processo de muda, como iluminação artificial, estresse crônico e dieta pobre. Ocasionalmente, um vírus pode causar alterações anormais, como a muda francesa. Causada pelo poliomavírus, a muda francesa é mortal em aves imaturas, mas os papagaios maduros têm uma forte resistência ao vírus.

Doença de Bico-de-pena

Doença de bico e pena Psittacine, causada pelo circovírus, afeta diretamente as penas de um papagaio. Enquanto nenhum pássaro é imune a esta doença, é mais comum em papagaios cinzentos africanos, papagaios eclectus, cacatuas, periquitos de ringneck e araras. A doença do bico e das penas do Psittacine passa de ave para ave e não tem cura. Se o seu papagaio tem esta doença, você pode notar anormalidades de penas, garras e bico; falta de penas; e sinais como diarréia, perda de apetite e regurgitação. Enquanto alguns papagaios são capazes de eliminar o vírus e recuperar a saúde, o sistema imunológico falhará na maioria das aves, causando a morte.

Cistos de penas

Cistos de penas são massas inchadas em folículos de penas, semelhantes a pêlos encravados de humanos. Esses cistos ocorrem quando uma nova pena tenta emergir da pele apenas para ser interrompida por um folículo. O problema geralmente está na malformação da pena em desenvolvimento. Isso faz com que a pena crescente enrole dentro do folículo, criando uma massa que gradualmente se enche com uma substância de queratina. Cistos de penas ocorrem em muitas espécies de aves, mas são mais comuns em araras azuis e douradas. Embora não sejam letais para o seu amigo de penas, tais cistos requerem remoção cirúrgica para evitar a recorrência.

Outros Transtornos

Arrancamento e plumagem comportamental de penas estão entre os motivos mais comuns para um papagaio domesticado ter um arranjo insalubre de penas. Devido a causas físicas ou emocionais, a depenação de penas é um diagnóstico muitas vezes alcançado somente depois que outras condições médicas tenham sido descartadas. Ocasionalmente, os hábitos excessivos de higiene de uma ave têm uma causa subjacente, como uma lesão sob a pele que causa coceira intensa. Papagaios são suscetíveis a infecções de pele causadas por bactérias, fungos, vírus, piolhos e ácaros. A má nutrição e os estressores psicológicos podem agravar os problemas emocionais e físicos. Calvície completa não é comum; a calvície é tipicamente limitada às penas na cabeça de um pássaro. Genética ou desequilíbrio hormonal costumam ser os culpados pela calvície.