O Que Acontece Com As Contas Do Tesouro Se O Governo Falha?

Autor: | Ultima Atualização:

Mesmo os governos podem inadimplir, aumentando o risco de manter títulos do tesouro.

As letras do Tesouro, também chamadas de títulos do Tesouro, são dívidas emitidas pelo governo que os investidores podem comprar, manter e lucrar. Em um país estável, esse é um dos lugares mais seguros para investir seu dinheiro, e é por isso que os juros pagos a você por possuir tal dívida são menores do que se você tivesse um título corporativo. O maior risco é que os governos deixem de pagar, o que pode levar a certos problemas com seus títulos do tesouro, bem como a economia e a capacidade do governo de funcionar adequadamente.

Reestruturação

Quando um governo entra em default, não é exatamente o mesmo que um indivíduo declarar falência. Os governos geralmente ainda serão forçados a pagar dívidas. No entanto, as dívidas serão reestruturadas para que o governo possa cumprir suas obrigações. Quando dívidas como T-bills são reestruturadas, os investidores podem ter que esperar mais do que os termos originais especificados para receber o valor total que lhes é devido. Os investidores também podem ser obrigados a receber um pagamento parcial, perdendo algum interesse ou princípio sobre seu investimento.

Taxas crescentes

Quando um governo falha, ainda deve administrar o país, o que significa uma necessidade contínua de mais recursos. Novos títulos do Tesouro ainda serão emitidos, embora os investidores provavelmente sejam cautelosos em investir. Os investidores, portanto, exigirão rendimentos mais elevados para compensá-los pelo risco de emprestar para o governo financeiro amarrado. Se a situação piorar, as taxas continuarão a subir, forçando o governo a pagar juros mais altos sobre o dinheiro que recebe por meio de empréstimos.

Revisão de Rating de Crédito

Uma inadimplência de qualquer tipo, como não conseguir cumprir as obrigações no prazo, provavelmente terá um efeito negativo na classificação de crédito do país. Em 1979, o governo dos EUA fez um breve número de baixas contas do Tesouro devido a um problema de back office. Como a situação foi corrigida rapidamente, com todos os investidores sendo pagos, o incidente não afetou o rating de crédito do governo. Se vários pagamentos forem perdidos ou atrasados, isso afetará negativamente a classificação de crédito do governo. As agências de rating verão os T-bills como um ativo de maior risco do que antes e ajustarão o rating de crédito de acordo.

Insolvências Bancárias

Um efeito colateral do default do governo em títulos do Tesouro é que os bancos também podem se tornar insolventes. Como os bancos são um grande comprador de títulos do Tesouro, ser forçados a esperar pelos pagamentos do T-bill do governo - ou tomar uma perda em quantidades significativas de títulos do Tesouro - podem causar problemas de fluxo de caixa para muitos bancos. Esses problemas de fluxo de caixa podem significar que os depositantes não conseguiriam acessar fundos e o banco pode não ser capaz de efetuar pagamentos de suas próprias obrigações.

Resolução

Após um calote do governo, a comunidade financeira internacional tenta chegar a um acordo sobre o curso de ação que o governo em falta deve tomar. Muitas vezes, esse acordo envolve aumento de impostos, cortes de gastos e redução de programas patrocinados pelo governo. Esta resolução permite que o governo e o país reconquistem a base econômica e, esperamos, levem a estabilidade de volta aos mercados financeiros.