As Cenouras Têm Carboidratos Ou Açúcar Nelas?

Autor: | Ultima Atualização:

As cenouras são relativamente altas em alguns carboidratos, mas pobres em açúcar utilizável.

Quando você ouve o termo carboidratos, provavelmente visualiza uma grande placa de carboidratos. massas, fatias grossas de pão ou um rico molho cremoso, mas os vegetais também contêm carboidratos. Carboidratos incluem fibra, amido e açúcares simples. As cenouras são ricas em certos carboidratos, como fibras, mas relativamente baixas em outros tipos, como o açúcar glicídico. Conseqüentemente, as cenouras são fáceis na cintura e não causam grandes picos nos níveis de açúcar no sangue

Carboidratos

O carboidrato é um termo geral que inclui todos os compostos feitos de moléculas de açúcar. Carboidratos feitos de açúcares complexos incluem fibra e amido. A fibra é muito mal digerida, enquanto que o amido leva um pouco de tempo em seu trato digestivo para se decompor. Os açúcares simples, como a glicose e a frutose, também são classificados como carboidratos e são fácil e rapidamente digeridos e absorvidos em seu corpo. De fato, a glicose é o produto final de todos os açúcares digestíveis e é o que seu sangue fornece a todas as suas células para produzir energia. As cenouras contêm principalmente fibra, mas também alguma glicose e frutose. A quantidade total de carboidratos em 1 xícara de cenoura crua é de cerca de 12 gramas. A mesma quantidade de cenoura fornece cerca de 50 calorias, principalmente de carboidratos

Fibra

A quantidade total de fibra em 1 xícara de cenoura crua é de cerca de 3,5 gramas, o que representa aproximadamente 14% da recomendação diária para mulheres. Muito pouca fibra dietética é decomposta em açúcares simples pelo seu corpo, mas ainda fornece uma série de benefícios para a saúde. Por exemplo, a fibra solúvel é capaz de se ligar a metais pesados, toxinas e colesterol em seus intestinos e arrastá-los para fora do seu corpo. Além disso, a fibra insolúvel suaviza e aumenta as fezes, o que promove evacuações e ajuda a prevenir a constipação. Por outro lado, comer muitas cenouras fibrosas sem beber água suficiente pode levar à constipação e provocar dor abdominal e flatulência.

Glucose

As cenouras contêm um pouco de glicose, o que é parcialmente o porquê de terem um sabor ligeiramente doce, mas não tanto como alguns outros vegetais de raiz, como inhame ou batata doce. Por exemplo, 1 xícara de cenoura crua contém pouco mais de 1 grama de glicose, que é absorvida diretamente na corrente sanguínea do intestino delgado. Seu corpo essencialmente funciona com glicose, especialmente seu cérebro, então níveis baixos em seu sangue levam rapidamente a sintomas como fadiga, irritabilidade e nebulosidade cerebral.

Frutose

Cenouras também contêm alguma frutose, que é chamada de açúcar de frutas, mas não tanto quanto a maioria das frutas. A frutose demora um pouco mais para digerir do que a glicose, embora o produto final do metabolismo da frutose seja a glicose. A frutose é muito mais doce que a glicose ou mesmo sacarose, ou açúcar de mesa comum, então a frutose contribui mais para o sabor levemente adocicado das cenouras.

Implicações

Alimentos com baixo teor de carboidratos digestíveis, como cenouras, têm baixa carga glicêmica , que é uma medida de como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue e a liberação de insulina. Em contraste, alimentos com alto índice glicêmico, como sorvete, a maioria dos assados ​​e massas, causam picos de açúcar no sangue e insulina, o que leva a uma "corrida do açúcar" rapidamente seguida por um "acidente de açúcar". excelentes vegetais para diabéticos, que precisam controlar seus níveis de açúcar no sangue, e outras pessoas que querem um alimento de baixa caloria rico em fibras e outros nutrientes.