
Os açúcares adicionados ocultos em sua dieta assumem várias formas, como o mel.
O consumo de açúcar entre os americanos aumentou significativamente, e a Cleveland Clinic alerta que a maioria das pessoas não percebe o quanto está comendo. Especialistas em saúde consideram os açúcares naturais, como a frutose em frutas e a lactose no leite, importantes em uma dieta balanceada. No entanto, os açúcares adicionados aos alimentos durante o processamento ou preparação podem levar a vários problemas de saúde se consumidos em excesso.
Ingestão Recomendada
A ingestão diária recomendada de açúcar diz respeito à quantidade de açúcares adicionados que você consome. A American Heart Association sugere limitar os açúcares adicionados a 6 colheres de chá por dia para as mulheres e 9 colheres de chá por dia para os homens. Tenha em mente que o açúcar adicionado assume muitas formas nas listas de ingredientes, incluindo xarope de milho rico em frutose, cana-de-açúcar, melaço, mel e concentrado de frutas. Você deve levar tudo isso em consideração porque, apesar dos nomes diferentes, seu corpo os metaboliza da mesma maneira.
Metabolismo do Açúcar
Açúcar normalmente tem três destinos após a digestão. O hormônio insulina facilita o transporte de açúcar no sangue, chamado de glicose no sangue, para as células. Suas células então metabolizam glicose em energia para uso imediato. As moléculas de glicose não necessárias para a energia estão conectadas em cadeias longas chamadas glicogênio; o fígado e os músculos armazenam cadeias de glicogênio e as decompõem para energia quando necessário, normalmente entre as refeições quando a glicose no sangue começa a cair. Seu corpo tem uma capacidade limitada de armazenamento de glicogênio, portanto, qualquer glicose que exista além disso passa por um processo chamado lipogênese, que converte o excesso de glicose em gordura.
Consequências do excesso de açúcar
Além da conversão de gordura, o excesso de açúcar induz o cérebro a pensar que você ainda está com fome, de acordo com o Dr. Robest Lustig, um especialista em obesidade da Universidade da Califórnia em San Francisco. Os açúcares adicionados geralmente vêm em alimentos ou bebidas energeticamente densos que oferecem pouca nutrição ou saciedade, levando-o a ingerir calorias em excesso. O excesso de açúcar também estimula o pâncreas a secretar mais insulina. Com o tempo, seu corpo pode crescer resistente à insulina extra no sangue, o que leva ao controle ineficiente da glicose no sangue e ao aumento da lipogênese.
Diminuindo sua ingestão
Especialistas em saúde reconhecem que evitar completamente os açúcares adicionados é quase impossível na sociedade de hoje, mas você ainda pode se beneficiar diminuindo sua ingestão. Preste atenção às listas de ingredientes e procure as diferentes formas de adição de açúcar; muitos alimentos têm múltiplas fontes. Em vez de derramar xarope em suas panquecas ou adicionar açúcar ao seu cereal, use frutas frescas. Cortar o açúcar que você adiciona ao seu café pela metade. Beba 100 por cento de suco em vez de misturas de suco e coquetéis. Os adoçantes artificiais, como a sucralose e o aspartame, podem proporcionar doçura sem as calorias, mas a MayoClinic.com adverte que você deve usar substitutos do açúcar com moderação.
			
					



