
A temperatura do escritório pode afetar negativamente o moral e diminuir o desempenho no trabalho.
Seu local de trabalho pode estar muito frio para você, mas ótimo para outro funcionário. A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA não exige configurações de termostato para o local de trabalho porque reconhece que os funcionários têm diferentes tolerâncias e preferências de temperatura. Mas a agência vê que os empregadores mudam as configurações do termostato quando os extremos de temperatura causam problemas de saúde aos trabalhadores.
Temperaturas que ameaçam a saúde
A OSHA recomenda um intervalo de temperatura de 68 para 76 graus Fahrenheit para o local de trabalho. A agência considera esta faixa de temperatura confortável para a maioria dos trabalhadores de escritório. Mas a OSHA cita os empregadores quando temperaturas extremas - quentes ou frias - se tornam ameaçadoras à saúde. Se os trabalhadores reclamarem das configurações de temperatura, os funcionários da agência visitam seus locais de trabalho para testar o meio ambiente. Se a OSHA determinar que seu local de trabalho está muito quente ou muito frio, pode exigir que seu empregador instale ventiladores ou aumente o termostato.
Estresse Frio
Os regulamentos da OSHA entram em vigor quando as temperaturas caem na categoria “estresse por frio”. O estresse pelo frio é um grupo de distúrbios causados pela exposição prolongada a temperaturas de congelamento e temperaturas acima de zero. Reparadores de linha de força, policiais, bombeiros e outros que trabalham ao ar livre em condições climáticas extremas correm risco de estresse pelo frio. Mas os trabalhadores em escritórios sem calor ou ventilação suficiente também são suscetíveis. As temperaturas não precisam estar abaixo do ponto de congelamento para ameaçar a saúde; uma queda de temperatura abaixo do normal pode causar perda de calor corporal.
Hipotermia
Uma forma de estresse pelo frio, a hipotermia, ocorre quando o corpo é exposto ao ar frio e começa a perder calor mais rapidamente do que pode produzi-lo. Uma temperatura corporal anormalmente baixa impede o movimento e a clareza mental. A temperatura corporal abaixo de 95 requer tratamento de emergência. Os sintomas são tremores, sonolência, fala arrastada, exaustão e perda de memória. Temperaturas de congelamento comumente causam hipotermia, mas temperaturas de 40 graus ou mais podem desencadear o distúrbio.
Frostbite
As temperaturas do escritório raramente são frias o suficiente para causar congelamento, um distúrbio do estresse pelo frio fisicamente prejudicial. Mas as pessoas com má circulação ou que não se vestem com calor suficiente para o frio estão em risco. As vítimas de queimaduras perdem a sensibilidade e a cor normal da pele nas áreas afetadas, que geralmente são os dedos das mãos, pés, nariz, orelhas, queixo e bochechas. Frostbite pode causar danos permanentes.
Frieiras
As frieiras são um distúrbio do estresse pelo frio que ocorre quando a pele é repetidamente exposta a temperaturas que variam de um grau acima do zero até graus 60. A exposição danifica permanentemente os pequenos vasos sangüíneos, ou capilares, na pele. Os sintomas são coceira e vermelhidão, e geralmente afetam os dedos, dedos, bochechas e orelhas.
Soluções
Para lidar com as temperaturas frias do escritório, a OSHA recomenda vestir roupas quentes e em camadas, fazer pausas frequentes em áreas de trabalho quentes, beber bebidas quentes e comer massas e outros alimentos altamente calóricos na hora do almoço. A OSHA também recomenda evitar a fadiga para conservar a energia necessária para se manter aquecida.
O aquecimento de um escritório frio pode simplesmente exigir uma conversa com seu supervisor ou gerente de recursos humanos. Mas se as temperaturas forem insuportavelmente frias e colocarem os trabalhadores em risco de estresse pelo frio, pode ser necessário apresentar uma queixa à OSHA.




