Poodles em miniatura às vezes nascem com uma predisposição para doenças cardíacas.
Alguns cães de raça pura são geneticamente predispostos a desenvolver doenças específicas em algum momento de suas vidas. Cães de raça pura compartilham certas características, como a cor dos olhos, a cor da orelha e a textura da pelagem. Junto com esses traços, eles também compartilham os genes para doenças e distúrbios congênitos ou hereditários.
Alergias
Os poodles em miniatura estão predispostos a várias doenças, doenças e distúrbios e compartilham algumas dessas doenças com seus primos maiores, o poodle padrão. Alguns deles são relativamente menores, como alergias a certos alimentos; e atopia, ou alergia por inalação. Uma complicação da atopia, a dermatite atópica, é uma condição da pele causada por uma reação a uma alergia por inalação.
Distúrbios músculo-esqueléticos
Luxação da patela, uma condição em que os rótulos entram e saem do lugar; e a displasia epifisária, que afeta o desenvolvimento dos ossos longos, pode ser congênita entre os poodles em miniatura. Também presente no nascimento é a predisposição para osteogênese imperfeita, que afeta o crescimento normal e função dos ossos; e osteocondrose, que afeta a cartilagem articular. A doença do disco intervertebral é caracterizada por discos fora do lugar e propensos a ruptura. A doença de Legg-Calve-Perthe e displasia da anca são dois distúrbios que afetam o quadril. Neste último caso, a esfera e o encaixe não se encaixam bem, e no primeiro a falta de suprimento sanguíneo adequado ao fêmur leva à perda da cartilagem do quadril.
Doenças autoimunes
Várias doenças auto-imunes são vistas em poodles em miniatura, como a doença de von Willebrand e a hemofilia A, ambos distúrbios hemorrágicos; epilepsia e outras doenças neurológicas e cerebrais; Doença de Cushing, ou glândulas supra-renais hiperativas; e hipotireoidismo, glândulas tireoidianas hiperativas. Miastenia gravis é uma anormalidade dos músculos e nervos.
Tumores
Os poodles miniatura são propensos a tumores cancerígenos e não-cancerígenos que afetam a pele, como os tumores das células basais e das glândulas sebáceas e o carcinoma das células escamosas.
Olhos e ouvidos
A surdez de várias causas é vista em alguns poodles em miniatura, assim como a cegueira noturna. Epiphora, ou superprodução de lágrimas, é mais perceptível em poodles brancos que às vezes têm manchas de lágrimas vermelhas ou marrons. Cataratas, glaucoma, atrofia da íris (diminuição da íris) e atresia do ducto lacrimal (ductos lacrimais mal formados ou ausentes) são todos distúrbios do olho. A atrofia progressiva da retina, uma deterioração progressiva da retina, pode levar à cegueira. Infecções de ouvido são comuns entre poodles de todos os tamanhos.