Se o seu gatinho tiver diarreia, ele deve consultar o veterinário imediatamente
A diarréia pode ser perigosa para os gatinhos, assim como para os bebês humanos. Existem diferentes causas de diarréia e a desidratação é uma preocupação para os pequenos animais. Se o seu gatinho tiver diarréia, leve-o ao seu veterinário imediatamente. Quanto mais cedo ele ficar melhor, melhor você se sentirá.
Comida
Uma possível causa de diarréia em gatinhos é comida. De acordo com o Guia de Saúde do Gato, se você alimentar sua comida enlatada de gatinho e ele desenvolver diarréia, você deve tentar alimentá-lo menos. Se você alimentá-lo com alimentos secos, verifique a data de validade na embalagem para saber se ele expirou.
Campylobacter Espécies
De acordo com Mar Vista Vet, as espécies Campylobacter causam diarréia em gatos, cães, outros animais e até em humanos. Gatinhos e filhotes são especialmente vulneráveis a essas bactérias por causa de seus sistemas imunológicos e tamanho imaturos. É mais fácil para eles ficarem desidratados porque há uma quantidade tão pequena de fluido em seus corpos. Campylobacter causa diarréia sanguinolenta e mucosa, às vezes acompanhada de febre e vômito. Estas bactérias são tratadas pelos antibióticos eritromicina e tetraciclina. Salmonella Coccidia felinaSalmonella é outra causa bacteriana de diarréia, às vezes grave, em gatinhos. Gatinhos e filhotes são especialmente suscetíveis devido ao seu tamanho e aos seus sistemas imunológicos jovens. É tratada com cloranfenicol, trimetoprim-sulfa, amoxicilina e fluoroquinolonas.
Outra causa comum de diarréia de gatinho é coccidia felina, que são protozoários. Sulfadimetoxima, amprolium e toltrazuril são tipicamente usados para tratá-los. É comum que os gatos sejam reinfectados após o tratamento e mesmo que esses medicamentos não funcionem. Se isso acontecer ao seu gatinho, leve-o de volta ao seu veterinário para ser tratado novamente.