Problemas Oculares Com Pugs

Autor: | Ultima Atualização:

Esta aparência única tem um custo.

De todas as raças que conhecemos, o pug tem a cara mais original e cheia de personalidade. Seu focinho chato, olhos grandes e orelhas dobradas criam uma expressão peculiar e adorável. Infelizmente, os pugs são propensos a uma série de problemas oculares decorrentes do tamanho e forma dos seus olhos.

Cataratas

Caracterizada por uma tonalidade azulada e nebulosa no globo ocular, a catarata levará à cegueira se não for tratada. Felizmente, seu veterinário pode rapidamente corrigir uma catarata com um procedimento cirúrgico simples.

Entropion

Pugs têm pálpebras grandes. Em alguns casos, a tampa é tão grande que se dobra no chicote. Quando se dobra, a tampa se vira para dentro. Embora isso afete ambas as pálpebras, quando ocorre na pálpebra superior, os cílios empurram o globo ocular, causando irritação e possivelmente levando à infecção. Raramente há cílios na pálpebra inferior de um cão, embora o entrópio da pálpebra inferior ainda cause desconforto e necessite de tratamento. Se o seu cão estiver constantemente patinando no olho, tiver olhos vermelhos ou parecer estar em geral desconforto facial, examine-o com cuidado. O entrópio é tipicamente aparente por volta dos seis meses de idade. Em alguns casos, seu veterinário pode simplesmente remover o cílio ofensivo para ver como as coisas progridem. Se o problema retornar, o veterinário provavelmente removerá uma pequena porção da pálpebra para encurtá-la, evitando que ela role.

Cherry Eye

Olho de cereja faz com que a glândula lacrimal fique vermelha e inflamada, fazendo com que pareça como uma cereja. Em casos graves, o ducto pode ficar tão inflamado que deslizará para fora do lugar. No entanto, apesar da aparência desagradável que esta condição dá ao olho, ela não é particularmente dolorosa ou grave. Seu veterinário tentará tratamento em primeiro lugar com colírios. Caso contrário, ele pode suturar a glândula do canal lacrimal de volta no lugar. Em casos mais graves, ele simplesmente removerá o ducto e prescreverá um curso de colírio para manter os olhos úmidos.

Olho Seco

O olho seco é bastante comum nos pugs. É causada quando os canais lacrimais deixam de criar fluido suficiente e o olho seca e fica dolorido. Sem fluido suficiente, irritantes e detritos se acumulam na superfície do olho. Se o seu pug tiver olhos vermelhos e piscar constantemente, a causa provavelmente será olho seco. Seu veterinário pode tratar isso com um medicamento oral que estimula os dutos lacrimais a produzir mais umidade.

Atrofia progressiva da retina

Esta é uma doença hereditária intratável que, em última instância, leva à cegueira. Não causa dor nem desconforto. O olho do seu pug irá eventualmente parar de reagir à luz. No entanto, esta é uma doença de desenvolvimento lento que começa tarde na vida. Por esta razão, muitos pugs terão falecido antes que a doença se desenvolva completamente.

Trauma

Devido à forma do rosto, ao tamanho dos olhos e à natureza inquisitiva da raça, os pugs são bastante propensos a olhares. prejuízo. Roseiras, cantos afiados e qualquer superfície afiada ou objeto ao nível dos olhos representam um risco. Certifique-se de que o ambiente do seu cão esteja livre de riscos oculares para reduzir o risco de trauma ocular.