Prós E Contras Da Especialização De Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

A especialização no trabalho não o prepara para uma variedade de funções de liderança.

Especializar-se em um campo ou em uma habilidade é uma faca de dois gumes, aumentando potencialmente sua empregabilidade e pagando em uma faixa mais restrita de áreas, mas limitando suas oportunidades a essas áreas. Melhorar suas habilidades específicas, adicionando algumas habilidades gerais, ajudará você a crescer e se preparar para subir a escada para o gerenciamento.

Especialização

Se você está pensando em se tornar um especialista em algo, você pode se concentrar em se especializar em uma tarefa específica ou em uma área específica. Por exemplo, se você tem um grau de recursos humanos, pode se especializar em benefícios e remuneração, ou se especializar na gestão geral de recursos humanos na profissão de saúde. Um agente imobiliário pode se concentrar em apenas residenciais, escritórios ou propriedades comerciais. Um headhunter pode se especializar em um único setor, como a tecnologia.

Mais demanda

Quanto mais especializada for sua especialização, maior será a demanda das empresas que precisam ou desejam esse conjunto de habilidades. Um generalista pode ser capaz de gerenciar um departamento, mas a empresa precisará de mais funcionários ou precisará gastar mais em contratados para esse departamento. Quando empresas maiores têm necessidade suficiente de uma pessoa em tempo integral para lidar com uma função específica, elas querem um especialista. Por exemplo, uma pequena empresa que atualiza seu site com pouca frequência não precisará de um desenvolvedor em tempo integral. Em vez disso, ele pedirá ao seu diretor geral de TI que desenvolva o desenvolvimento. Quando uma empresa cresce o suficiente para freqüentemente atualizar seu site, será mais barato contratar um desenvolvedor em tempo integral.

Menos oportunidades de gerenciamento

Os gerentes costumam ser encarregados de tudo e de nada, porque gerenciam funções, ou departamentos, permitindo que especialistas realizem o trabalho. Por exemplo, um chef executivo gasta menos tempo cozinhando e mais tempo planejando cardápios, fazendo orçamentos, solicitando estoque, agendando o pessoal da cozinha e criando orçamentos. Sua premiada carreira como chefe de pastelaria não lhe dará um emprego na cozinha, se você não tiver habilidades de negócios. Se você se especializar e se concentrar apenas no desenvolvimento de suas habilidades para realizar esse trabalho, não estará qualificado para gerenciar outras pessoas. A adição de habilidades gerais de gerenciamento de negócios, incluindo planejamento estratégico, orçamento, agendamento, formação de equipe e elaboração de relatórios ao seu conjunto de habilidades, ajudará você a subir na hierarquia. Voluntário fora de sua área de especialização no trabalho para obter mais experiência e ter aulas noturnas de faculdades comunitárias para aumentar sua base de conhecimento.

Obsolescência

Quem sabia que os computadores pessoais iriam rapidamente dar lugar a smartphones e tablets, ou que as revistas impressas seriam substituídas em grande parte por conteúdo digital? Se você apostar sua carreira em conhecer uma habilidade ou trabalhar em uma indústria, corre o risco de ficar de fora, achando difícil conseguir trabalho e comandar seu pagamento habitual. Se a sua área de especialização começar a desaparecer mais tarde em sua carreira, você terá muito mais dificuldade em aprender uma nova habilidade e ganhar experiência para torná-lo um candidato atraente quando estiver em seus 50s.

Seguro desemprego

Se você se especializar em uma área que poucas pessoas podem fazer, fica mais difícil para as empresas substituí-lo. Se você não se dá bem com o seu chefe, ela pode mantê-lo ligado simplesmente porque será um aborrecimento substituí-lo. Quanto mais processos, programas de software e relacionamentos você vincular ao seu trabalho, mais difícil será para alguém tomar o seu lugar sem uma curva de aprendizado significativa. Peça ao seu empregador para pagar por alguns seminários de educação continuada e workshops para ajudá-lo a adicionar novas habilidades, lembrando a sua empresa o quão bem informado você é e quais habilidades únicas você traz para o seu trabalho.