Não Há Resposta De Um Trabalho Comum, Mesmo Depois De Uma Entrevista?

Autor: | Ultima Atualização:

Em vez de esperar pelo telefone após a entrevista, faça uma ligação para o gerente de contratação.

Os candidatos a emprego ouvem o tempo todo: procurar um emprego é um trabalho em tempo integral. Seu trabalho começa quando você envia sua carta de apresentação e retoma ou preenche uma solicitação de emprego. Entrevistar é o próximo passo no processo de contratação, mas não pára por aí. Sua lista de tarefas pode consistir em entrevistas secundárias, testes de habilidades e chamadas e mensagens de acompanhamento, se você estiver realmente interessado na posição, porque não é incomum ouvir absolutamente nada depois da sua entrevista de emprego.

Automação

Em comparação com a tecnologia que as empresas usam para atrair candidatos hoje em dia, publicar anúncios de ajuda no jornal de domingo é um desperdício de tempo e dinheiro. Assim, as empresas usam uma combinação de postagem de emprego on-line, redes sociais e sistemas de rastreamento de candidatos, ou ATS, para agilizar o processo de recrutamento e seleção. Automatizar o processo de candidatura pode facilitar a comunicação de acompanhamento com os candidatos a emprego. Mas isso pode acelerar tanto o processo que os recrutadores ignoram cortesias simples, como enviar uma carta de rejeição aos candidatos que não são escolhidos.

Perícia

Os recrutadores experientes podem ter maior probabilidade de entender as implicações de fazer contato pós-entrevista com os candidatos. Recrutadores que analisam o processo de contratação na perspectiva do candidato tendem a demonstrar cortesias profissionais, como e-mails de acompanhamento e telefonemas. Um recrutador experiente e bem-sucedido sabe que a comunidade de candidatos a emprego é pequena, onde as notícias sobre as experiências de busca de emprego dos candidatos viajam na velocidade da luz na Internet. Os empregadores que não se incomodam em acompanhar os candidatos entrevistados geralmente não recebem avaliações elevadas nos sites de avaliação do empregador, como Glassdoor.com, Vault.com e CareerBliss.com. No entanto, mesmo os recrutadores com anos de experiência nem sempre entram em contato com os candidatos para dar feedback às entrevistas.

Números do Requerente

Sem alguma forma de tecnologia para auxiliar no processo de contratação, os recrutadores e os gerentes de contratação muitas vezes se deparam com o fornecimento de feedback pós-entrevista a um candidato de cada vez. Quando as taxas de desemprego são altas, o número de candidatos a emprego também aumenta, porque muitos candidatos estão procurando trabalho. Ter que telefonar ou escrever dezenas ou até centenas de candidatos depois de uma entrevista é uma tarefa difícil que rapidamente se torna uma tarefa árdua. E quando há mais trabalho regular do gerente de contratação sentado, ligar ou escrever para os candidatos é colocado em segundo plano e, eventualmente, é adiado indefinidamente.

Iniciativa

Em muitos casos, é preciso um telefonema do candidato para movimentar a memória do recrutador ou do gerente de contratação. Entrevistadores que trabalham para grandes empresas podem ter tantas outras tarefas que esquecem de acompanhar os candidatos que entrevistam. Candidatos que mostram iniciativa e interesse em empregos que entrevistam às vezes se destacam entre os concorrentes. Os candidatos que se sentam e esperam para saber se conseguem outra entrevista ou se a empresa está interessada em fazer uma oferta podem perder oportunidades.