A Infecção Por Clamídia É Contagiosa Entre Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

As infecções por clamídia freqüentemente afetam gatos jovens que vivem em lares com muitos gatos.

A clamídia é uma das várias doenças respiratórias que afetam os gatos. É causada por uma bactéria chamada Chlamydophila felis, que é contagiosa entre gatos. Uma vez conhecida como Chlamydia psittaci ou pneumonite felina, a clamídia tem sido identificada em gatos em todo o mundo. Embora seja raro, infecções por clamídia felina podem potencialmente transferir para humanos

Chlamydophila Felis Definida

Chlamydophila felis é considerada bactéria, mas é diferente de outras bactérias porque vive dentro das células. A clamídia inativa, chamada de corpo elementar, é captada por um gato durante contato próximo com um gato infectado. Uma vez dentro das células, o corpo elementar da clamídia se transforma em um corpo reticulado e se multiplica. Esses corpos de inclusão celular podem ser detectados microscopicamente em amostras de tecido de gatos infectados.

Transmissão

O modo de transmissão entre gatos é incerto, mas acredita-se que seja dependente de contato próximo. Interações sociais durante a limpeza provavelmente espalham a infecção. As secreções contagiosas dos olhos e do nariz provavelmente infectam os gatos que vivem em grupos muito unidos. De acordo com o Instituto para Cooperação Internacional em Biológicos Animais da Universidade Estadual de Iowa, pesquisas recentes sugerem que infecções por clamídia podem se espalhar por transmissão venérea, o que significa durante a reprodução via contato externo com órgãos sexuais.

Sintomas

Geralmente, esta doença contagiosa apresenta sinais de conjuntivite e rinite, definida como o inchaço das membranas do olho e do nariz do seu gato. As áreas de tecido ao redor dos olhos do gato ficam vermelhas e inchadas, com possíveis drenagens. Frequentemente, as infecções por clamídia começam em um olho e se movem em ambos os olhos. Os sintomas aparecerão de três a dez dias após a exposição a um gato infectado e desaparecerão entre duas e três semanas.

Complicações

Alguns gatos podem desenvolver complicações secundárias durante as infecções por clamídia. Como o sistema imunológico do seu gato está comprometido pela clamídia, os organismos bacterianos e fúngicos podem se tornar invasores oportunistas. Ulcerações podem se desenvolver na superfície dos olhos do seu gato, o que faz com que os vasos sangüíneos que cicatrizam invadam a superfície. Raramente, os pulmões podem desenvolver pneumonia ou mulheres grávidas podem abortar

Diagnóstico, Prevenção e Tratamento

O diagnóstico da clamídia pode ser feito microscopicamente pelo seu veterinário usando raspagem do tecido da superfície. A raspagem pode ser desconfortável para o seu gato, mas não doloroso. Após um diagnóstico positivo, os gatos doentes devem ser isolados de outros gatos para evitar a propagação da clamídia entre os gatos. Lave as mãos depois de manusear gatos infectados. A vacina felina contra clamídia não protege totalmente os gatos, mas pode reduzir a gravidade de uma infecção. Muitas vezes, tanto pomada antibiótica ocular quanto antibióticos orais serão prescritos para tratar infecções por clamídia. Chlamydophila felis é uma doença muito tratável com baixas taxas de recorrência.