Iridologia Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Poderia haver mais atrás daqueles olhos brilhantes do que mistério.

Iridologistas estudam a íris para avaliar as condições de saúde passadas, presentes e em desenvolvimento de um paciente. Os iridologistas felinos aplicam essa prática aos gatos como parte de um método de avaliação holístico natural, semelhante ao modo como os reflexologistas usam o pé para determinar o estado geral de saúde de uma pessoa.

Fibras e pigmentação

A iridologia ensina que as fibras e pigmentos da A íris desmente a saúde subjacente de todas as partes do corpo. Semelhante a acupuntura ou reflexologia, diferentes partes da íris correspondem a diferentes partes do corpo, como os órgãos ou articulações. Se, por exemplo, um iridologista felino visse círculos concêntricos na íris, ela poderia teorizar que seu gato sofre de rigidez muscular ou artrite.

Os Instrumentos

Os praticantes de iridologia de animais desenvolveram gráficos baseados nos olhos de gatos e cães, bem como software de diagnóstico que permite aos iridologistas estudar e comparar sobreposições de imagens da íris. Mudanças nas cores e padrões nas sobreposições são o que os iridologistas usam para concluir que os possíveis problemas de saúde podem estar se desenvolvendo. Os praticantes também usam câmeras de iriscópio para escanear e gravar imagens de olhos felinos para análise.

Os Benefícios

Embora a iridologia não tenha o objetivo de diagnosticar diretamente problemas de saúde, os profissionais acreditam que monitorar cores, padrões e texturas do olho pode ser avance indicadores de dificuldade na saúde e vida de um gato. Os proponentes dizem que a iridologia felina e de animais ajudou a identificar problemas como condições de cólon e digestão, predisposição genética a doenças, inflamação e estresse. O principal argumento da Iridologia é que ela não é invasiva.

Criticismo

Os críticos da iridologia afirmam que é uma pseudociência sem mérito prático. Quackwatch, um site que busca desmascarar práticas médicas e de saúde sem substância, afirma que a iridologia, seja para pessoas ou gatos, não tem valor e pode assustar desnecessariamente as pessoas para gastar dinheiro no tratamento de condições inexistentes. Há muito tempo, o praticante de iridologia Joshua David Mather se manifestou contra a prática nos últimos anos, dizendo que as imagens da íris muitas vezes mudam dependendo do ângulo da luz usada para estudar uma íris, mesmo quando se usa câmeras especiais. Com muitas variáveis, Mather diz, há pouca credibilidade para a prática.

Tornar-se um iridologista de animais de estimação

A iridologia em todas as formas é considerada uma prática de cura alternativa e não tem padrões estabelecidos de prática, nem certificação ou treinamento requeridos. Qualquer um pode se chamar um iridologista e abrir uma prática. Organizações profissionais, como a International Iridology Practitioners Association, no entanto, possuem padrões para certificação. O Centro de Iridologia Animal oferece um curso de certificação de estudo em casa na iridologia de cães e gatos.