
Identificar o roubo é um perigo sempre presente no mundo digital atual. Os compradores enviam constantemente informações financeiras pessoais, como números de cartão de crédito e números de contas bancárias pela Web, o que aumenta a possibilidade de roubo de dados e o uso não autorizado de contas financeiras. Tomar medidas para proteger você e seus entes queridos do roubo de identidade pode reduzir as chances de obter uma surpresa indesejada no seu próximo extrato bancário.
Endereçar Ameaças à Segurança Imediatamente
É necessária uma ação rápida e decisiva diante de ameaças de segurança para reduzir as chances de transações bancárias não autorizadas. Se você perder um cartão de crédito, cartão de débito ou talão de cheques, entre em contato imediatamente com seu banco e informe o cartão ou talão de cheques como roubado. Os bancos podem reter suas contas e alterar as informações da conta para impedir o uso não autorizado. Se você notar uma transação não autorizada em um extrato bancário, entre em contato com seu banco imediatamente e dispute a cobrança. Os representantes de atendimento ao cliente de seu banco podem ajudá-lo a devolver o dinheiro por cobranças fraudulentas, alterar as informações da sua conta e enviar novos cartões e cheques.
Configurar senhas fortes
Compras on-line e serviços bancários envolvem a criação de senhas que você usa para acessar suas contas. Se você criar uma senha muito curta ou consistir em palavras comuns, os ladrões de identidade poderão adivinhar suas senhas e obter acesso às suas contas. Ao criar senhas, use uma combinação de letras e números e use senhas diferentes para sites diferentes. Evite usar os nomes de entes queridos, amigos ou datas de nascimento em senhas. As senhas mais longas são mais seguras do que as curtas, por isso, aponte para usar tantos caracteres na sua senha quanto um banco ou site de comércio eletrônico permitir.
Shred Old Financial Documents
Identificar ladrões nem sempre são hackers da Internet sofisticados. De acordo com a Federal Trade Commission dos EUA, o mergulho no lixo é uma maneira comum de os ladrões terem acesso a informações pessoais. Se você jogar fora extratos antigos, cartões e boletos, alguém pode facilmente vasculhar sua lixeira e recuperar informações financeiras confidenciais. Use um triturador de papel para destruir documentos financeiros e cartões de crédito antigos antes de jogá-los fora.
Ignorar pessoas que você não conhece
Se você usar uma conta de e-mail por tempo suficiente, provavelmente será contatado por alguém que não conhece e que quer enganar você sem dinheiro. Os golpes por e-mail e mensagens instantâneas com o objetivo de enganá-lo para divulgar informações financeiras são conhecidos como "ataques de phishing". A melhor maneira de evitar phishing é simplesmente ignorar emails e outras mensagens de alguém que você não conhece. Se você nunca abrir um e-mail mal-intencionado, não divulgará suas informações financeiras, por mais persuasiva que seja o esquema que ele contém.
Considerações
Mesmo que você siga as práticas recomendadas para evitar transações bancárias não autorizadas, é impossível ter 100 por cento protegido contra elas. Quanto mais rápido você puder responder a transações não autorizadas, mais provável será resolvê-las sem perder dinheiro. Ligue para o seu banco para ver se você pode configurar notificações automáticas por email ou texto que o alertam quando ocorrem transações. As notificações automáticas podem permitir que você identifique e responda rapidamente ao uso não autorizado de suas contas.



