Coccidia é perigoso para gatinhos.
As chances são de você e seu felino favorito vai lidar com coccidia em algum momento. Este parasita provoca alguns sintomas desagradáveis em gatos adultos, mas para gatinhos pode levar a sérios problemas. Se você suspeitar de um problema, visite um veterinário. Apenas um veterinário qualificado pode tratar uma infecção por coccidia.
Isospora felis e Isospora rivolta
Existem alguns tipos de coccídios que os gatos podem contrair, nomeadamente Isospora felis e Isospora rivolta. Esses protozoários - organismos unicelulares - entram no trato intestinal de um gato e levam a uma doença chamada coccidiose. Uma infecção não é tipicamente problemática, embora se o seu gato tiver outros problemas de saúde ou doenças, como um sistema imunológico suprimido, você deve tratá-lo rapidamente para que não leve a complicações. Da mesma forma, quando a coccidia infecta os intestinos de um gatinho, dói ou até mesmo destrói o revestimento.
Transmissão Isospora
Começa quando um animal infectado passa oocistos - esporozoários zigotos - em seu cocô. Neste ponto, os oocistos não são infecciosos. Em outras palavras, eles não infectarão seu gato. Dentro de seis horas, um oocisto amadurece e se transforma em algo que pode causar infecção. Se o gatinho come-lo neste momento, ele viaja para o seu intestino grosso ou delgado e estabelece loja. Quando este kitty poos, passa mais oocistos, que outro gato pode se contrair. Canis e lares com vários gatos são particularmente suscetíveis à disseminação de coccídios dessa maneira.
Prevenção
Você pode evitar a propagação de coccidia simplesmente: Limpar! Lave as caixas de areia regularmente e retire as fezes sempre que possível entre as lavagens e as mudanças na cama. Uma vez que o oocistos se tornam capazes de causar infecção, eles são resistentes a muitos, se não a maioria, desinfetantes. Então, quanto mais rápido você retirar as caixas e limpar o ambiente do gatinho, menos provável é que o coccidia se espalhe. Mantenha o seu gato dentro para limitar a sua exposição a oocistos coccidia no solo.
Tratamento
Para impedir a propagação de coccidia, uma vez que já começou, você precisará visitar um bom veterinário. Ele pode testar o cocô de vaquinha em busca de sinais de oocistos e pode fazer algumas perguntas sobre sintomas - diarréia, perda de peso, falta de apetite - que indicam infecção por coccídios. Uma vez que ele tenha um diagnóstico, o veterinário irá prescrever medicamentos como a sulfadimetoxina para combater a infecção. Depois disso, cabe a você evitar a disseminação do parasita microscópico. Em outras palavras, retire a graxa do cotovelo e comece a limpar.