Como O Cabelo De Um Gato Se Levanta?

Autor: | Ultima Atualização:

Não brinque comigo, imbecil!

O gato preto Halloween de pé - o casaco arrepiado, as costas arqueadas, o rabo frisado, seus olhos dilatados e seu rosto em um sorriso medonho - não está em um estado de possessão demoníaca, nem é a personificação do mal. Ela está apenas com medo de sua mente felina.

Ciência

O processo físico que muda o pêlo de um gato de macio para pêlo-roxo é chamado de piloereção. A palavra significa literalmente "cabelo reto" e é o que acontece. Como resultado de uma cascata de hormônios relacionados ao estresse, músculos minúsculos na pele na base de cada contrato de cabelo, levantando o cabelo longe da pele

Você também

A piloereção acontece com muitos animais, incluindo humanos. Outros nomes técnicos / científicos / médicos são horripilación e cutis anserina (pele de ganso). Quando isso acontece com as pessoas, nós a chamamos de arrepiada, porque faz com que nossa pele quase sem pêlo pareça esfarrapada, como a pele de um ganso (ou um pato ou uma galinha) com todas as penas arrancadas.

Linguagem Corporal

A piloereção diz que um gato está sob estresse, mas não que tipo de estresse. Quando Fluffy faz um grande rabo, pode ser por muitas razões. Se ela está sendo atacada (ou pensa que é), ela precisa parecer maior e mais assustadora para fazer seu inimigo pensar duas vezes antes de se mudar. Então ela se enche, vira de lado e arqueia as costas. Se ela está com frio, a piloereção prende o ar em seu casaco, e o ar morto age como um isolamento para manter o calor do corpo. Se ela está doente, isso também é estressante. Ela pode até estar tendo um flashback de algum trauma emocional ou mental de gatinha

Resolução

Uma vez que um gato está em um estado de estresse, pode levar algum tempo para ela se acalmar completamente. Ela pode assobiar, cuspir, arranhar, morder, ter pupilas dilatadas, inchar de novo (ou permanecer assim), ou se comportar de maneira anormal por horas ou mesmo dias. É uma questão de sobrecarga hormonal - uma espécie de PTSD felino - desgastando. Tenha cuidado com a forma como você lida com ela e até mesmo como você se aproxima dela, como você poderia, sem querer, desligá-la novamente. A menos que ela seja ferida, dê-lhe tempo para ficar sozinha ou se esconder, se ela precisar, e ela acabará por ser seu velho eu doce novamente. Se ela está sangrando ou machucada por causa de uma briga, faça o seu melhor para levá-la para uma transportadora e leve-a ao veterinário o mais rápido possível. Se ela está se escondendo, babando e não comendo ou bebendo, idem - mas com muito cuidado. Se você tiver que lidar com ela, use luvas pesadas para evitar que ela o machuque de dor ou pânico.